Universidades estaduais do Paraná ofertam 3,7 mil vagas para o SiSU 2022

15/02/2022
A UEL, UEM, Unicentro, UENP e a Unespar ofertam 3.790 vagas para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação, por meio do SISU, o Sistema de Seleção Unificada. Totalmente gratuitas, as inscrições começam nesta terça-feira e seguem até sexta, pelo site sisu.mec.gov.br. Os cursos são de bacharelado, licenciatura e tecnológicos. O SiSU permite a escolha de duas opções de cursos, por ordem de preferência. Os estudantes serão selecionados com base nas notas do Enem 2021, realizado entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação. Os candidatos não podem ter zerado a redação. O sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem 2021, válidas para a seleção, e calcula imediatamente a pontuação, conforme as especificações das universidades, que podem adotar pesos diferentes para as provas. Durante o período de inscrições, os candidatos podem mudaar as opções de cursos e universidades quantas vezes quiserem. Será considerada válida apenas a última inscrição confirmada. Uma vez por dia, o SiSU calcula a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos, por modalidade de concorrência. Em caso de aprovação, os estudantes devem estar atentos aos documentos solicitados pelas instituições de ensino superior para a matrícula. Estas informações vão estar disponíveis no sistema, no momento das inscrições. Nesta edição do SiSU, a UEPG e a Unioeste não ofertam vagas para os cursos de graduação. (Reportagem: Cristiano Sousa. Narração: Gustavo Vaz)