Universidades estaduais do Paraná ofertam 7.299 vagas para cursos de graduação

06/01/2023
A UEL, UEM, Unioeste, Unicentro e a UENP fazem os vestibulares nas próximas semanas para o ano letivo de 2023. A UENP aplica as provas no dia 15 e o resultado é publicado em 10 de fevereiro. O vestibular acontece em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Neste ano, a universidade oferta 1.110 vagas em 27 cursos de graduação. Já as inscrições do vestibular da Unioeste foram prorrogadas e seguem abertas até a próxima segunda-feira. As provas acontecem em cinco de fevereiro. O candidato pode escolher entre nove cidades para fazer o vestibular: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Toledo e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A instituição oferta 64 cursos e 1.230 vagas. Os inscritos no vestibular da UEM fazem as provas no dia 12 de fevereiro e o resultado é anunciado em 23 de março. São 2.366 vagas em mais de 70 cursos de graduação. As provas acontecem em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Já a UEL divide o processo seletivo em duas etapas: a 1ª fase contempla conhecimentos gerais e será no dia 5 de março. Nesta edição, as provas são aplicadas em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Umuarama. A 2ª fase foi dividida em três dias: em dois de abril ocorre a prova de Línguas e Literaturas; no dia três, a prova discursiva de conhecimentos específicos; e a prova de habilidades específicas será em quatro de abril para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design Gráfico e Design de Moda. São ofertadas 2.541 vagas em 52 cursos de graduação. Neste ano, a Unicentro ainda organiza o Vestibular dos Povos Indígenas. São reservadas seis vagas em cada uma das sete universidades estaduais do Paraná e outras 10 para a Universidade Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 13 de fevereiro. As provas são aplicadas nos dias 7 e 8 de maio dentro das terras indígenas em sete polos: Apucaraninha, Cornélio Procópio, Curitiba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Santa Helena. O resultado é divulgado no dia 31 do mesmo mês. (Reportagem: Ingrid Petroski |Narração: Gustavo Vaz)