Universidades estaduais estão com 1.342 vagas em cursos de mestrado e doutorado

10/01/2024
As universidades estaduais do Paraná estão com inscrições abertas para 1.342 vagas gratuitas em 51 cursos de mestrados e 22 doutorados nos câmpus de seis instituições ligadas ao Governo do Estado. A maior parte dos programas oferece bolsa-auxílio para os pesquisadores com recursos dos tesouros estadual e federal. Os interessados devem seguir as orientações dos editais para participar dos processos seletivos. A Universidade Estadual de Maringá tem editais para programas de pós-graduação nos campos de diversas áreas. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa são cursos de mestrado e doutorado em várias áreas. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná oferece cursos de mestrados e doutorados nos câmpus de algumas cidades. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste as vagas também contemplam muitas áreas. A Universidade Estadual do Norte do Paraná oferece 21 vagas no curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Já a Universidade Estadual do Paraná tem vagas em cursos de mestrado. Além destas, a UEPG e a Unicentro oferecem vagas para o curso associado de mestrado e doutorado em ciências farmacêuticas. Os estudantes dos programas de pós-graduação das universidades estaduais têm possibilidade de receber bolsas-auxílio para dedicação total às pesquisas. Os valores variam entre 2.100 reais para mestrados e 3.100 reais para doutorados. Para receber os benefícios, os estudantes devem acompanhar os editais dos programas para participar das seleções. Cada programa tem regulamento próprio e os bolsistas são orientados a cumprir atividades específicas como requisitos de manutenção dos auxílios. Confira os programas de pós-graduação das universidades estaduais do Paraná no site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Reportagem: Monica Yurk | Narração: Victor Luís)