Universidades estaduais estão com inscrições abertas para 117 mestrados e doutorados

09/10/2023
As universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, do Oeste do Paraná, do Centro-Oeste, do Norte e do Paraná estão com inscrições abertas para 117 opções de pós-graduação stricto sensu. Para concorrer os candidatos devem conferir os editais de cada programa, que são gratuitos, tanto o mestrado quanto o doutorado. Os cursos de mestrado são destinados para alunos que concluíram a graduação ou estão no último semestre do curso. Para entrar nos programas de doutorado é preciso ter concluído ou estar finalizando o mestrado. Os candidatos selecionados vão ter a oportunidade de fazer pesquisas científicas e aprofundar estudos na área de formação. As sete universidades públicas do Paraná somam atualmente mais de nove mil estudantes entre mestrandos e doutorandos e você pode ser um deles. Há opção para vagas nas modalidades de ampla concorrência ou com reserva de vaga para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras e indígenas. As informações estão detalhadas em cada um dos editais. Para saber quais as áreas de pesquisa em cada universidade, saber mais sobre os editais, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Reportagem: Mônica Iurk | Narração: Felippe Salles)