Universidades estaduais têm 262 vagas abertas para cursos de mestrado e doutorado

20/02/2024
As universidades estaduais de Maringá, UEM, do Oeste do Paraná, Unioeste, do Centro-Oeste, Unicentro, do Norte do Paraná, UENP e do Paraná, Unespar, estão com 262 vagas abertas para cursos de pós-graduação stricto sensu. Destas, 205 são para mestrado e 57 para doutorado. O prazo de inscrições está previsto entre fevereiro e abril, conforme o curso pretendido e a instituição responsável. São 14 os cursos com vagas abertas. Para alguns cursos não há taxa de inscrição. Para os demais os valores variam entre 70 e 350 reais. O curso de pós-graduação em Bioenergia é um Programa Associado em Rede, constituído por diversas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa do Paraná. Além de UEM, Unioeste e Unicentro, também estão envolvidas as universidades estaduais UEL e UEPG, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, além das universidades UFPR) e UTFPR. O curso contempla profissionais formados nas áreas da Engenharia, Tecnologia e de Gestão. A iniciativa surgiu com a finalidade de consolidar e ampliar a formação de recursos humanos qualificados para atuar nas temáticas de Biocombustíveis e Energias Renováveis no Estado. Para conferir todas as instituições e os cursos com vagas abertas, acesse o site da Agência Estadual de Notícias, aen.pr.gov.br. (Reportagem: Pablo Aqsenen | Narração: Victor Luís)