1,1 mil veículos de 128 cidades terão acesso ao Passaporte Veicular Digital em projeto-piloto 25/02/2026 - 15:50
Mais de 1,1 mil motoristas de 128 cidades do Paraná se inscreveram para participar do projeto-piloto que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para "transformar" os veículos em ativos digitais. A iniciativa paranaense é inédita no Brasil e um dos projetos mais inovadores na área de mobilidade e tecnologia no País.
A partir da participação no projeto, que convidou motoristas paranaenses para inscrição ao longo de fevereiro, as instituições iniciarão o processo de tokenização dos veículos nesta semana. A partir de segunda-feira (2), ao acessar o site ou o aplicativo do Detran-PR, o proprietário participante já terá acesso ao Passaporte Veicular Digital.
Cada veículo terá um token único, vinculado ao número do chassi, permitindo que todas as informações sejam rastreadas de forma segura, imutável e acessível ao longo de toda a vida útil do automóvel. Funciona como uma identidade eletrônica do veículo, reunindo dados que vão desde as informações de fábrica até histórico de revisões, quilometragem, seguros, financiamentos, ocorrências e transferências.
A implantação da tecnologia ficará sob responsabilidade do Tecpar, segundo o diretor-presidente Eduardo Marafon, que celebrou o resultado da chamada pública. "Esse processo é um passo determinante para garantir que a tecnologia chegue com maturidade e confiabilidade à população. Essa amostra dos mais diferentes tipos de veículos, de cidades grandes e pequenas, nos ajuda a entregar algo seguro, funcional e que realmente facilite a vida dos proprietários”, afirmou.
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destaca maior segurança nas informações dos veículos. “São mais de mil motoristas, de todas as regiões do Estado, inscritos nesse projeto de tecnologia e inovação. Vão ser os primeiros do Brasil com Passaporte Veicular Digital, uma modernização que traz segurança e agilidade para os motoristas, para os órgãos públicos e todos os agentes envolvidos na compra e venda de veículos”, disse Roveda.
META – A partir do projeto, a intenção é que o Passaporte Veicular Digital seja implantado definitivamente e de forma integral no Estado até o fim de 2026, com a meta de inserir toda a frota estadual no banco de dados nos próximos anos, disponibilizando todas as informações possíveis sobre cada veículo.






