2º Encontro de C&T do Paraná discute popularização da ciência e jornalismo científico 14/10/2008 - 15:00

A popularização da ciência e o jornalismo científico serão tema de um painel que acontecerá durante o 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, evento organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com apoio e estrutura da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro).
O painel terá a presença da diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, Simone Bortoliero. Será discutido o papel do jornalista frente à necessidade de popularização da ciência e tecnologia, como forma de levar à sociedade informações que contribuam para ampliar seus conhecimentos e melhorar sua qualidade de vida.
Após o painel, os jornalistas participantes discutirão a formação de uma rede estadual de jornalismo científico, que visa promover o intercâmbio de informações sobre a produção científica e a divulgação das políticas de C&T.
A jornalista Simone Bortoliero é professora da Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e da Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Simone é doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, na linha de pesquisa Comunicação Científica e Tecnológica. A jornalista é pesquisadora visitante do Laboratório de Estudos de Jornalismo Científico (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e está concluindo seu pós-doutorado, cujo tema é “Mídia e biocombustíveis”. Suas principais áreas de atuação são Mídia e Meio Ambiente, Divulgação Científica, Jornalismo Científico e Comunicação para Educação em Ciências e Saúde.
Além deste painel, o 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná terá em sua programação uma feira de produtos das empresas das incubadoras tecnológicas paranaenses; apresentações sobre pesquisa e transferência de tecnologia; palestras sobre a qualidade da saúde no Paraná, entre outros eventos.
Durante o Encontro, será lançada a revista de divulgação científica produzida pela SETI - “Sem Fronteiras”, com conferência do jornalista Marcelo Leite, colunista do jornal Folha de S. Paulo.
Para saber mais informações sobre o Encontro e ver a programação completa, acesse www.unicentro.br/encontrocet2008

Serviço:
2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná
Datas: 27 a 29 de outubro de 2008
Local: Centro de Eventos Pahy
Rua Guaíra, nº 5593 – Boqueirão – Guarapuava – PR
Painel “Popularização da Ciência e Jornalismo Científico”
Conferencista: Profª. Dra. Simone Terezinha Bortoliero
Local: Centro de Eventos Pahy / Sala 03
Data: 28 de outubro de 2008
Horário: 10h30 – 12h
Discussão: Formação e implantação da Rede de Jornalismo Científico do Paraná