49º Fenata retoma projeção do teatro regional e premia peças de Ponta Grossa 16/11/2021 - 17:34

Ponta Grossa respirou arte e cultura nos últimos dias. No final de semana, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerrou o 49º Fenata e premiou os vencedores desta edição. O Festival aconteceu de 08 a 12 de novembro de maneira híbrida, com apresentações presenciais, com limite de público, e transmissão on-line. A edição marcou o retorno do teatro regional – das oito peças apresentadas, seis eram de grupos teatrais da região. A transmissão do resultado, bem como as apresentações presenciais, aconteceram no palco do Cine-Teatro Ópera e estão disponíveis no canal da UEPG no YouTube.

“Conseguimos ter a noção do todo, a emoção das pessoas, do público assistindo às peças e também emoção dos artistas aqui no palco”, disse Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais e organizadora do festival.

Os grupos de teatro de Ponta Grossa se sentiram representados na edição. A Mostra Principal teve quatro espetáculos, sendo dois da categoria nacional e dois da categoria regional, enquanto a Mostra Paralela apresentou todos os quatro espetáculos de categoria regional. “Isso nos alegra muito e fortalece o 49º Fenata”, acrescentou Sandra.

O 49º Fenata totalizou 573 horas de teatro, sendo 203 de peças presenciais e 370 minutos de transmissão on-line, contando com a Mostra Principal e Paralela. O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, parabenizou todas as equipes envolvidas para a realização do Festival. “Parabéns ao público que vibrou neste Fenata do reencontro, da superação do momento mais grave da pandemia”.

O fim de uma edição também marca o começo de outra. Em 2022, acontece do Fenata dos 50 anos. “Esta gestão teve a oportunidade de comemorar três datas muito importantes: os 50 anos da UEPG em 2019, os 50 anos da extensão neste ano e os 50 anos do Fenata no ano que vem”, afirmou o reitor. “É este o papel da universidade pública brasileira, em especial da universidade pública paranaense. Parabéns a todos os artistas que participaram do evento”.

PREMIADOS – O festival concedeu um troféu para a peça vencedora da Mostra Principal e um para a Mostra Paralela. O público foi o responsável por escolher os vencedores. Durante a semana, um formulário ficou disponível nas redes sociais da UEPG, ao final das peças, aberto para respostas das 21h às 22h30. O resultado de cada prêmio foi obtido a partir da média aritmética das notas de cada espetáculo.

1.277 votos escolheram os vencedores das duas mostras. A peça ‘Lune’, do coletivo ponta-grossense Cacareco, venceu a Mostra Paralela. A vencedora da Mostra Principal, também de Ponta Grossa, foi o espetáculo ‘A Borboleta da Colina’, do Grupo Diphuso.

REALIZAÇÃO – O festival foi realizado pela UEPG, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG); Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) e Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead). Gmad – Grupo Madcompen; Tratornew e Lojas MM, com incentivo da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Ponta Grossa Turística 2026; Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa patrocinam o evento. As transmissões, gravações, cobertura, divulgação e realização do júri popular on-line são de responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação (CCOM).