55 anos: UEL celebra reconhecimento nacional e integração com a comunidade 31/10/2025 - 13:20

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizou, ao longo do mês de outubro, o ciclo principal de comemorações de seus 55 anos de criação, com uma programação marcada por homenagens, reconhecimento institucional e eventos culturais. Também foram inauguradas as obras complementares da Pista de Atletismo, do Laboratório de Avaliação da Biodiversidade (Labio) e dos Laboratórios Integrados de Pesquisa em Biomedicina (Lapeb), com recursos conjuntos do Governo do Estado, por meio da de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e do governo federal.

As ações começaram em março com eventos acadêmicas e culturais e a programação segue em novembro e dezembro.  

Juntamente com as Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Ponta Grossa (UEPG), criadas pela Lei Estadual nº 6.034/1969, e com as irmãs Unioeste, Unicentro, Uenp e Unespar, a rede estadual de Ensino Superior do Paraná comemora também, em 2025, o orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões e o recém anunciado recurso de R$ 4,65 bilhões para 2026, incentivo para uma política sólida do ensino superior.

As sete instituições reúnem cerca de 8 mil professores, quase 63 mil estudantes matriculados em cursos presenciais e centenas de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Somente em Londrina, são mais de 1,7 mil docentes e mais de 12,3 mil estudantes de graduação.

O mês de outubro tem significado ainda mais especial para a UEL porque, em 7 de outubro de 1971, foi publicado o Decreto Federal nº 69.324/1971, que reconheceu oficialmente a instituição pelo Ministério da Educação. O reconhecimento ocorreu pouco mais de um ano após sua criação, em 28 de janeiro de 1970, pelo Decreto Estadual nº 18.110/1970. Desde então, a Universidade se consolidou como referência acadêmica, científica e cultural no país.

A relevância da UEL se evidencia por rankings nacionais e internacionais, sendo a primeira entre as universidades paranaenses e quinta estadual do país pelo QS World University Ranking 2025; segunda Universidade pública do Brasil pelo Times Higher Education Impact Rankings 2024, no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU; e primeira pelo Índice Geral de Cursos MEC/INEP 2022.

COMEMORAÇÃO E INTEGRAÇÃO - As atividades foram iniciadas em março com o mote “Ser UEL”, relacionado ao pertencimento e valorização do papel dos atores e atrizes da comunidade universitária envolvidos na construção da história da universidade. Ao longo dos meses, os eventos reuniram estudantes, agentes universitários, docentes, ex-reitores, autoridades e representantes da sociedade civil, evidenciando o papel estratégico da instituição no desenvolvimento do Paraná.

Entre as ações realizadas em outubro, foi destaque a solenidade do plantio da peroba-rosa, árvore símbolo da Universidade. A ação homenageou personalidades, órgãos institucionais e iniciativas que, ao longo de cinco décadas, contribuíram para o cumprimento da missão institucional da UEL. Foram reconhecidos nomes como o ex-reitor Jorge Bounassar Filho, pela atuação em defesa da gestão democrática, e a professora Nitis Jacon, ex-vice-reitora, pela contribuição ao desenvolvimento cultural e artístico da instituição.

A reitora da UEL, Marta Favaro, destacou o papel transformador da instituição. “A Universidade transforma vidas pelo trabalho, pela formação, pelos braços estendidos à extensão, pela pesquisa e produção de tecnologia e inovação. As pessoas, de algum modo, já sentiram a UEL em suas vidas e isto é um trabalho coletivo, produzido por muitas mãos”, afirmou, citando o compromisso conjunto de professores, estudantes e agentes universitários.

As comemorações de 55 anos se estenderam por todo o ano e contemplaram ações acadêmicas, científicas, culturais e de integração com a comunidade externa. Entre os eventos, a Semana de Recepção aos Ingressantes em março, com início do ano letivo da graduação; a participação na Via Rural Smart Farm durante a ExpoLondrina no mês de abril; a homenagem aos servidores aposentados do período de setembro de 2017 a dezembro de 2024; e a campanha de doação de sangue em junho.

As celebrações incluiram, ainda, a divulção do resultado do concurso do selo comemorativo dos 55 anos, que deu vida a todo material gráfico da UEL; a Feira das Profissões, em julho; a celebração do aniversário do Hospital Universitário e a homenagem aos egressos da graduação e pós-graduação, em agosto; o aniversário do Museu Histórico e do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e a participação no Paraná Faz Ciência, em setembro; além do concerto especial da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) e a realização do Vestibular 2026 em outubro.

Para novembro, está previsto o Evento Integrado - Encontro de Atividades de Extensão, Pesquisa e Cultura (EAIC). A programação seguirá até dezembro de 2025. Em janeiro de 2026, terá início o novo ciclo comemorativo, alusivo aos 56 anos da instituição.

NÚMEROS DE RELEVÂNCIA E IMPACTO - Fundada a partir da união de cinco faculdades, a Universidade Estadual de Londrina oferece 53 cursos presenciais de graduação, dois cursos a distância e 189 cursos de pós-graduação, distribuídos em nove Centros de Estudos e 58 departamentos. A comunidade universitária é formada por cerca de 25 mil pessoas entre estudantes, professores e agentes universitários. A UEL contabiliza ainda mais de 103 mil egressos dos cursos de graduação e pós-graduações nesses 55 anos de história.

O Hospital Universitário da UEL, com 397 leitos, registrou, em 2024, 39.055 atendimentos no Pronto-Socorro, 179.623 consultas ambulatoriais e 20.592 internações. A Clínica Odontológica Universitária realizou 173.835 atendimentos, a Clínica Psicológica promoveu cerca de 6 mil atendimentos individuais e o Hospital Veterinário contabilizou aproximadamente 10 mil diárias de internamento.

A UEL mantém 1.732 projetos ativos – 1.309 de pesquisa, 47 de ensino e 372 de extensão – e já publicou mais de 700 livros pela Editora UEL (Eduel). Em 2023, o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) realizou 15.189 despachos judiciais. O Portal de notícias ‘O Perobal’ superou 5 mil matérias publicadas em cinco anos e o Instagram institucional ultrapassou 100 mil seguidores.

Com cerca de 2,4 milhões de metros quadrados de área territorial, que abrangem o campus universitário, a Fazenda Escola e espaços externos, a Universidade Estadual de Londrina fortalece seu compromisso com a produção de conhecimento, inovação e desenvolvimento social nesses 55 anos de História.