Abertas inscrições ao 21º Prêmio de Ciência e Tecnologia 08/08/2007 - 17:50

09/08/2007
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) amplia a divulgação dos prazos de inscrição ao 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Iniciado no último dia 1º, o prazo de inscrição vai até o próximo dia 24 deste mês. As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti ou postadas no correio até o dia 20 de agosto, junto com a documentação necessária.
As principais novidades do Prêmio de C&T, concedido anualmente pela Seti, é que pesquisadores extensionistas e estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa paranaenses das áreas das Ciências Exatas e da Terra e da Saúde também poderão concorrer.
O prêmio é um reconhecimento e estímulo a pesquisadores paranaenses que prestam relevantes contribuições aos campos da ciência e da tecnologia. Antes, o prêmio era concedido apenas aos cientistas pesquisadores, que continuam concorrendo normalmente na categoria profissional.
A Secretaria considerou que os pesquisadores extensionistas também realizam importante trabalho junto à comunidade, “possibilitando a resolução de gargalos tecnológicos detectados durante seus estudos e pesquisas”, conforme a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jaqueline Veneza. De acordo com a definição do Ministério de Ciência e Tecnologia, “considera-se a extensão tecnológica como um conjunto de ações que levem à identificação, à absorção e à implementação de tecnologias, mesmo aquelas conhecidas e estabelecidas”.
Quanto aos estudantes, categoria que está sendo retomada neste ano, a Secretaria entendeu que a produção científica elaborada por eles dentro das universidades e institutos de pesquisa é hoje reconhecida no país todo e principalmente porque eles serão os cientistas do futuro.
O 21º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia será lançado oficialmente no segundo semestre deste ano e a premiação deverá ocorrer durante a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, em Curitiba. Além de diploma, os vencedores do prêmio receberão o equivalente a uma vez e meia do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do magistério público do ensino superior do Paraná, destinado a custear evento científico internacional de livre escolha dos vencedores.
Poderão concorrer ao prêmio pesquisadores cientistas, pesquisadores extensionistas e estudantes indicados por institutos de pesquisa, departamentos e coordenações de curso de instituições de ensino superior, entidades de classe, empresas públicas e privadas e outras entidades congêneres, bem como por pesquisadores de renome. As indicações deverão ser acompanhadas de currículo Lattes documentado. Os candidatos serão julgados por uma comissão composta de cinco pesquisadores de cada uma das áreas definidas, escolhidos e convidados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti.