Agência Paranaense de Propriedade Industrial do Tecpar debate estrutura de inovação do Estado 16/07/2012 - 11:20

A equipe da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu nesta sexta-feira (13) uma videoconferência com representantes dos núcleos de inovação tecnológica (NIT's) do Estado para debater, dentre outros assuntos, a necessidade de integração com outros programas, como o projeto do Parque Tecnológico Virtual, e da definição de um modelo de gestão a ser adotado por todos os núcleos estaduais.

Na oportunidade, o engenheiro Jorge Takeda fez a apresentação do projeto “Parque Tecnológico Virtual: Papel dos NIT's”. A demanda de treinamento dos NIT's, com o levantamento prévio das instituições, e a implantação do programa de Boas Práticas de Gestão para os núcleos foram outros assuntos debatidos.

“A aprovação da Lei de Inovação do Paraná, que está em vias de acontecer, trará consequências diretas na atuação dos NIT's, precisamos algumas ações para impulsionar a área”, explica o coordenador da APPI, Marcus Julius Zanon. De acordo com o gerente, o número de patentes tem crescido no Estado, porém é inferior ao número de transferência de tecnologia.

Uma das conclusões do encontro é de que é necessário trabalhar integradamente entre os núcleos de inovação, mesmo considerando as suas especificidades. De acordo com os participantes, consolidar a atualização dos bancos de dados de patentes, iniciado pela APPI, é uma das propostas. Outro objetivo é diminuir os gargalos de comercialização das patentes, valoração e processo de transferência de tecnologia das patentes, como incluir ações práticas de empreendedorismo, que constituem ações de boas práticas.