Aluno de colégio da UEPG é prata em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 26/11/2021 - 13:10

Despertar a paixão pelo espaço em jovens de todo o País é o objetivo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Um desses jovens é o Abner Yohan Sato, aluno do Colégio Agrícola Augusto Ribas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CAAR-UEPG). O estudante, que está no 3º ano do Ensino Médio, participou da 24ª edição da Olimpíada e conquistou a medalha de prata.

Em 2021, cerca de 600 mil estudantes de todo o Brasil participaram da OBA, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) desde 1998, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). No Colégio Agrícola, Abner foi o único aluno a participar, orientado pelo professor Eleandro Andrade de Matos. “Estou feliz, mesmo tendo um gostinho de quero mais”, conta Abner. “Foi por pouco que não cheguei à medalha de ouro”.

A prova testa os conhecimentos dos alunos sobre astronomia, astronáutica e ciências afins, levando em consideração a faixa etária e o conteúdo disponível nos livros didáticos de Ensino Fundamental e Médio. A partir das notas, podem ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze.

Abner já se interessava pelo assunto desde os 13 anos. Assistindo vídeos no YouTube, foi crescendo a vontade de estudar o espaço, os corpos celestes e todos os fenômenos que acontecem além da Terra. “Pretendo fazer Astronomia na Universidade de São Paulo ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde tem o curso no nível de graduação”, planeja.

O diretor do CAAR, Alcebíades Baretta, comemora a premiação inédita para o colégio. “Gostaria de ressaltar a dedicação do professor e do aluno, com o respaldo da direção do Colégio, que conseguiram a medalha de prata, um feito especial para nós do Colégio Agrícola”, afirma. Mesmo com a pandemia de Covid-19, professores e alunos continuaram a desenvolver atividades extracurriculares com qualidade, segundo o diretor.

Além dos próprios estudantes, a OBA mobiliza professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, clubes de Astronomia e museus de ciências.