Alunos da Unicentro fazem mutirão para atender mulheres com preventivo de câncer 27/09/2021 - 13:19

O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bonsucesso, de Guarapuava, promoveram neste mês de setembro um mutirão de exames preventivos de câncer de colo de útero em mulheres da localidade. Essa unidade de saúde é um dos campos de estágio dos alunos de Enfermagem da universidade.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, que provocam alterações celulares. Em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde, estima-se que foram mais de 16 mil novos casos no País desse tipo de câncer, que poderiam ser evitados com a realização periódica do exame ginecológico preventivo.

A enfermeira da UBS, Juliana Moleta, uma das idealizadoras do projeto, explica que, em decorrência da pandemia, muitas mulheres deixaram de comparecer às unidades de saúde para a realização do exame, que deve ser feito periodicamente.

“Em decorrência da pandemia de Covid-19 muitos atendimentos acabaram ficando suspensos. Com isso, as mulheres, que periodicamente realizam seus exames, também acabaram atrasando os seus agendamentos. Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, fizemos um levantamento na unidade Bonsucesso das mulheres que não realizaram os exames preventivos do colo do útero nos últimos três anos. A partir disso programamos esses preventivos”, disse ela.

PARCERIA - As coletas foram realizadas em parceria com a disciplina de Saúde da Mulher e da Criança, coordenada pela professora do Departamento de Enfermagem, Maria Lucia Raimondo, que destaca a colaboração com a unidade, “Esta unidade é um dos campos para os estágios curriculares do curso de Enfermagem da Unicentro. A partir disso, construímos uma parceria que vai além dos estágios que acontecem lá e, assim, quando os profissionais realizam ações extracurriculares na comunidade, eles podem contar com o apoio dos professores e alunos da Unicentro”.

EXAME - O exame preventivo do colo do útero é preconizado pelo Ministério da Saúde e oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Devem fazer o exame anualmente todas as mulheres em idade fértil – isto é, dos 25 aos 64 anos, que são as que apresentam um maior risco de desenvolver a doença. As coletas no Bonsucesso, realizadas em parceria com o Departamento de Enfermagem, ocorreram em dois sábados de setembro.

“Essa parceria que o Departamento de Enfermagem da Unicentro mantém com as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava é indispensável para a formação acadêmica dos futuros enfermeiros pois é lá, na prática, que eles identificam as necessidades de saúde da população, que planejam e implementam as ações de cuidado de forma individual ou coletiva”, afirma Maria Lucia Raimondo.

Para a aluna Andrielly de Campos Moreira, que está no quarto ano do curso de Enfermagem, a ação se mostra muito relevante para os estudantes, já que essa é uma forma direta de exercerem a prática profissional. “É de extrema importância que os alunos de Enfermagem aproveitem essas oportunidades práticas para relacionar a teoria, que já foi estudada em sala de aula e no laboratório, com a prática propriamente dita. Essa aproximação vai permitir além do ganho da experiência, observar e refletir sobre a realidade das ações em saúde no município e, também, planejar como atuar”.

Toda mulher pode e deve realizar os exames preventivos. Para isso, basta ir até a UBS do bairro onde mora e fazer o agendamento. O teste deve der feito uma vez por ano, já que quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.