Alunos do Programa Paraná Fala Francês são selecionados para estudar o idioma em universidade do Canadá 24/05/2021 - 09:53

Sete alunos da Unicentro vão ter a oportunidade de fazer uma imersão na língua francesa com canadenses, falantes nativos do idioma, estudantes da Universidade do Québec, localizada em Montreal. Os acadêmicos da Unicentro participam do Programa Paraná Fala Francês e, junto com outros alunos das demais universidades estaduais paranaenses, foram selecionados para participar do Jumelage, uma iniciativa da instituição canadense.

A coordenadora do Paraná Fala Francês na Unicentro, professora Denise Witzel, explica que a experiência será enriquecedora, do ponto de vista do domínio de uma língua estrangeira, tanto para brasileiros como para canadenses. “Serão quatro encontros de imersão linguística agora no mês de junho. Eles farão, então, essas aulas em língua francesa, mas também haverá alunos interessados em língua portuguesa que farão, que participarão destes encontros”.

Para participar da seleção para o Jumelage, era preciso estar matriculado no Paraná Fala Francês e ter um domínio mínimo do idioma. Critérios necessários, segundo a professora do PFF Janine Loss, para que consigam acompanhar as aulas e se conectar com os alunos do Quebec. “Os alunos paranaenses poderão assistir aulas virtuais e trocar informações sobre a língua portuguesa com os alunos quebequenses, uma imersão linguística que poderá promover um crescimento linguístico cultural significativo aos nossos alunos”.

Jéssica Cardoso, que cursa medicina na Unicentro, é uma das alunas do Paraná Fala Francês que foi selecionada para participar do Jumelage. “Eu confesso que estou bem empolgada mas, ao mesmo tempo, com receio de não conseguir me expressar com os nativos, só que eu tenho consciência de que isso é uma barreira com o contexto do meio estrangeiro. Então, mesmo com esses medos, vou tentar estar com a mente mais aberta e tentar absorver o máximo que eu puder experiência”.