BRDE Labs promove workshop sobre inovação e geração de negócios na área tecnológica 17/05/2023 - 15:30

Programa de inovação aberta do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE Labs começou uma série de eventos presenciais sobre inovação com parceiros do Estado, a fim de expandir as discussões e ampliar a participação de empresas, startups e entidades empreendedoras. Nesta semana foi realizado o workshop com o tema “Como Inovação Verde e de Equidade transforma seu negócio”, iniciativa voltada à inovação e geração de negócios na área tecnológica, no auditório do Sebrae e do Parque Tecnológico em Pato Branco.

Organizado pelo BRDE em parceria com a aceleradora da PUC Hotmilk, Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) e prefeitura, o encontro teve a participação de 60 pessoas envolvidas no ecossistema de inovação local e da prefeitura.

“Esses encontros visam fomentar o ecossistema da região de onde as empresas âncoras estão localizadas, juntamente com nossos parceiros dos parques tecnológicos. Nesse ciclo do BRDE Labs PR, o edital para captação de startups interessadas em solucionar os 31 desafios das empresas do Paraná está aberto nos próximos 60 dias”, explicou a gerente de Planejamento e Novos Negócios do BRDE, Lisiane Astarita. “Basta acessar o edital e link para inscrição no endereço do programa”.

Este ano o tema proposto do BRDE Labs PR é Inovação Verde e de Equidade, com cinco cidades paranaenses no circuito dos eventos presenciais. Pato Branco foi a primeira delas a realizar o encontro nesta edição. “Esse é um momento importante para criar conexões entre esses novos empreendedores e as empresas já consolidadas, beneficiando todo o setor e proporcionando inovação para o mercado”, disse o prefeito Robson Cantu.

A partir da temática de sustentabilidade proporcionada pela inovação, foi ministrada uma palestra por Roberto Elias da Silva, vice-presidente de Inovação da empresa pato-branquense Viasoft. Em seguida, houve apresentação sobre Negócios e Biodiversidade pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e outra referente ao Panorama BRDE Labs.

“Reunindo empresas que buscam soluções para demandas específicas a startups que têm a possibilidade de propor essas soluções, o intuito é aproximar e promover as conexões entre esses públicos”, destacou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Colla.

O Labs é um instrumento criado pelo BRDE para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na região Sul do Brasil, realizado em ciclos anuais, sempre apresentando um tema diferente, com o objetivo de criar conexões entre startups e empresas e gerar negócios. O próximo encontro está previsto para junho no Biopark de Toledo.