BRDE assina termo de cooperação com Cilla Tech Park para projetos de inovação 19/10/2022 - 17:50

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Cilla Tech Park (CTP) assinaram nesta quarta-feira (19) um termo de cooperação técnica, durante o Winter Show, em Guarapuava, no Espaço Sebrae. O objetivo da cooperação é incentivar investimentos em novos negócios e projetos de inovação.

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, enfatizou a importância de parcerias dessa natureza, onde posiciona o banco em seu propósito de desenvolvimento social e econômico. “São parcerias atuantes com negócios e projetos inovadores que transformam a qualidade de vida das pessoas, seja pelo crédito, investimentos e no crescimento da própria região”, observou.  “O BRDE transforma sonhos em realidade, por meio do empreendedorismo, na geração de empregos e na capacidade de oferecer trabalho por meio de nossos parceiros”.

Para o presidente do Cilla Tech Park, Leonardo Mattos Leão, o BRDE traz visibilidade e atua na sociedade na ponta do desenvolvimento, através dos financiamentos de importantes projetos que envolvem maquinários agrícolas, esporte, cultura e cidades. “A parceria é uma forma de melhorar a realidade econômica e social no entorno da região de Guarapuava”.

O CTP é um parque tecnológico de quarta geração, fundado há dois anos por um conjunto de 14 organismos, entre empresas, universidades e entidades de classe de Guarapuava, com a intenção de articular a realidade regional a agendas globais.

EXPANSÃO – Em seu papel de se tornar mais próximo da sociedade e consolidar políticas públicas nos municípios paranaenses, o BRDE expandiu seus pontos de atendimento no Paraná em 2022. Parceria semelhante realizada com Cilla Tech foi firmada em agosto com o Biopark, parque tecnológico de Toledo, com 131 empresas, formada por um ecossistemas de negócios e tecnologias inovadoras.

Outras parcerias com intuito de fomentar novos negócios, de acordo com o perfil da região, sejam para o agronegócio, turismo, municípios, crédito para jovens e mulheres empreendedoras, energia renovável, foram consolidadas com a prefeitura de Jacarezinho e Associação Comercial de Londrina.

O banco também promove o desenvolvimento da Região Sul, por meio da inovação em programas como BRDE Labs, que acelera projetos de startups, para soluções de empresas em diversos setores; o banco apoia com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico PUCRS), o Dev The Devs, curso gratuito e online, para formação inicial de desenvolvedores de escolas da rede pública, para 2.100 alunos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As linhas e possibilidades de financiamento em projetos de inovação podem ser conhecida AQUI

PRESENÇAS  – Também estavam presentes no evento os diretores de operações da CTP, Géri Natalino Dutra Lorenzo Jr, Odacir Antonelli - associado fundador através do Grupo Repinho e Cidade dos Lagos, o diretor-presidente da Agraria, Jorge Karl. Todos receberam certificado de reconhecimento de parceria do BRDE e a equipe de prospecção de novos negócios do banco, Thais Paola Grandi e Paulo Marques Ferreira.