‘Bom Negócio Paraná’ capacita 302 empreendedores nos Campos Gerais 18/12/2013 - 17:44
Micro, pequeno, médio e informais empreendedores de Ponta Grossa receberam, nesta terça-feira (17), os certificados de conclusão do curso de Capacitação, Apoio e Consultoria do Programa Bom Negócio Paraná (PBNP), Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa – NAE/UEPG. No total, nos Campos Gerias, desde o último dia 9, o NAE/UEPG certificou 302 empreendedores, nas cidades de Arapoti (43), Rio Negro (53), Palmeira (56), Piraí do Sul (66), Castro (42) e Ponta Grossa (42). O ‘Bom Negócio Paraná’ foi instituído pelo governo do Estado em 2012, com foco em empresários (micro, pequeno, médio e informal) que planejam iniciar um novo empreendimento ou modernizar seus negócios. Para isso, propicia acesso a técnicas modernas de gestão, incluindo planejamento, finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas e gestão estratégica. O programa deriva de iniciativa semelhante criada em 2005, na Prefeitura de Curitiba. O sucesso determinou sua incorporação ao plano de ação do governo Beto Richa, com o objetivo de induzir o desenvolvimento econômico em todo o Estado, mediante a geração de emprego e renda.
Na sua organização, o PBNP envolve as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM), a Agência Fomento Paraná, o Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras. A capacitação dos empresários conta com a logística das sete universidades estaduais paranaenses, por meio de parcerias com o Banco do Empreendedor, prefeituras, entidades representativas de classes empresariais e comunidades empreendedoras. Em dois anos, foram capacitados 6 mil pessoas de 128 cidades paranaenses. Nos Campos Gerais, chegou a 10 cidades, para transformar a realidade de 530 pessoas.
“O ‘Bom Negócio Paraná’ deu um novo norte para nossa empresa”, diz Anderson Stawski, designer gráfico, proprietário da Mamãe Panda, produtos e artesanais, e Bad Panda, móveis planejados. Falando em nome dos empreendedores certificados nesta terça-feira, ele disse que sofreu e enfrentou muitas dificuldades por falta de orientação. “Tínhamos boas ideias e bons produtos, mas faltava a gestão”, disse, reconhecendo que sabia muito pouco sobre como dirigir o próprio negócio.
A partir da participação no curso de capacitação, Stawiski diz que sente mudanças em sua vida. “Já consigo relaxar um pouco e cuidar dos negócios de uma maneira diferente, planejada, com metas a seguir”. Ele destaca a alta capacitação da equipe de orientadores e consultores do programa, formada por professores, profissionais recém-graduados e alunos dos cursos de Administração, Contábeis, Economia, Direito e outras áreas. “Eles foram formidáveis. Deram ‘aulas-show’. Conseguimos buscar ferramentas novas para tocar nossos negócios e agora podemos dizer que somos empresários”, completa, ao enfatizar que deseja dar sua contribuição para o crescimento da economia da região e do Estado.
A transformação da vida das pessoas é citada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, como o benefício maior do ‘Bom Negócio Paraná’, que trabalha com o conceito de empreendedorismo, com mais capacitação, mais profissionalismo e mais competitividade. “Não importa o tamanho do empreendimento, temos que ser competitivos. Caso contrário, estamos fora do mercado”, disse o secretário para falar da importância da iniciativa do governador Beto Richa, que trouxe para o âmbito estadual uma ação de sucesso na Prefeitura de Curitiba.
Na execução do programa, João Carlos Gomes destaca a participação efetiva das universidades estaduais, fornecendo os recursos humanos, professores, profissionais e alunos para levar o conhecimento até os empresários, em praticamente todas as regiões do Estado. Nesse aspecto, ressalta a criação do curso de capacitação na modalidade a distância, cujo projeto piloto será iniciado pela UEPG, já a partir de janeiro de 2013, sob coordenação das professoras Marilisa do Rocio Oliveira (Departamento de Administração) e orientação da professora Marta Lúcia Schaedler da Rosa (Departamento de Contabilidade). “Vamos levar o programa para os 399 municípios do Estado e atingir milhares de pessoas”.
Para o reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas deve-se valorizar a disposição dos empreendedores de enfrentarem um curso de capacitação, de voltarem a uma sala de aula, na maior parte das vezes, com dificuldades de horários e distância. “Acredito que muitos de vocês gostariam de permanecer e ir adiante nessa capacitação e para isso, a UEPG sempre estará de portas abertas”, disse o reitor, lembrando que a instituição oferta cursos de capacitação em diversas áreas, além dos seus cursos de graduação e pós-graduação.
A coordenadora do NAE/UEPG, Marilisa do Rocio Oliveira, com a experiência da capacitação de 25 turmas de empreendedores na região dos Campos Gerais, relata as dificuldades que muitos dos concluintes do curso enfrentaram, enfrentando distâncias e sacrificando noites de sono. “Esforço que agora será recompensado, por meio da gestão profissional de seus negócios, melhorando a qualidade de vida e gerando renda nas suas cidades e regiões. “Desejo a todos uma nova realidade em seus negócios e suas vidas, a partir de 2014”.
A entrega de certificados para a terceira turma de empreendedores de Ponta Grossa contou ainda com a presença da pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Gisele Alves de Sá Quimelli, do coordenador do Programa Universidade Sem Fronteira e do Bom Negócio Paraná, José Guazelli; e do diretor do Departamento de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Júlio César Ingenchk.


