Bom Negócio Paraná recebe Prêmio de Extensão na UEPG 11/09/2015 - 09:50

p
O Programa Bom Negócio Paraná – PBNP conquistou o primeiro lugar no Prêmio Extensionista 2015, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A entrega da premiação ocorreu na terça-feira (8), no Cine Teatro Pax/UEPG, na solenidade de abertura do 13º Conex – Conversando sobre Extensão, evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), com o objetivo de estabelecer um canal permanente de divulgação e discussão das ações extensionistas realizadas pela comunidade acadêmica da UEPG.

O Prêmio Extensionista 2015 foi conferido à professora Marta Lúcia Schaedler (Departamento de Ciências Contábeis), pela sua atuação nos cursos de capacitação e consultorias a micro, pequeno, médio e informais empreendedores, no Núcleo UEPG do Bom Negócio Paraná. Concorreram à premiação 10 professores extensionistas. O segundo lugar ficou com Cleide Lavoratti (Serviço Social), pelo projeto “Fortalecimento do sistema de garantias dos direitos”; e em terceiro, Luiz Fernando de Souza (Turismo), pelo projeto “Pesquisa e competitividade para a ordenação territorial do Turismo”.

Neste ano, a UEPG conferiu também o Prêmio Jovem Extensionista, destinado aos estudantes que atuam em projetos de extensão. Entre oito concorrentes, o primeiro lugar ficou com o Moisés Fernando de Andrade (Medicina), Elizane Nascimento (Serviço Social) e Carolina Teixeira Silveira (Engenharia de Alimentos). Nas duas categorias (docente e acadêmico), a votação ocorreu pela internet, envolvendo a comunidade universitária e externa. Os vencedores receberam o troféu “Ana Maria Salles Rosa Solak”, assistente social que recebeu a homenagem de Personalidade Extensionista 2015.

Na entrega da premiação, o secretário João Carlos Gomes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destacou o mérito de todos os indicados e vencedores aos prêmios Extensionista 2015 e Jovem Extensionista 2015, pela participação efetiva em projetos que levam aproximam e integram a universidade à comunidade. Em especial, sobre o Bom Negócio Paraná, disse que se trata se um programa estadual, viabilizado por meio de parcerias com as universidades estaduais, que fornecem professores, profissionais e estudantes para levar o conhecimento a empreendedores, em todas as regiões do Estado, nas modalidades presencial e a distância.

“Esse prêmio vem como reconhecimento aos objetivos do Bom Negócio Paraná, não apenas na região dos Campos Gerais, mas em todos os municípios alcançados pelo programa”, disse o secretário. “Instituído em 2012, o programa ganhou projeção ainda maior, em 2013, quando ganhou uma versão em Educação a Distância (Ead), como projeto piloto desenvolvido na UEPG”, lembrou João Carlos Gomes.

O Programa Bom Negócio Paraná, instituído em 2012, oferece cursos de capacitação gerencial e consultorias gratuitas para micros e pequenos empresários, além de facilidades no acesso às linhas de créditos de baixo custo do Fomento Paraná. O programa é para quem estiver interessado em participar ou em abrir seu próprio negócio. Na Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, as taxas de financiamento são menores para empreendedores que apresentam certificados de participação em cursos de capacitação gerencial, como o Bom Negócio Paraná.