Capes aprova doutorado em Análise do Comportamento par a UEL 02/01/2019 - 15:15
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Doutorado em Análise do Comportamento da UEL, que deverá abrir a primeira seleção de estudantes em 2019. O curso é uma evolução do Programa em Análise do Comportamento, que oferta o curso de Mestrado desde 2005, vinculado ao Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. Este será o sexto novo doutorado da UEL a ser criado no próximo ano.
Os demais novos cursos que abrem a primeira turma em 2019 são Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL (Centro de Tecnologia e Urbanismo), Ciência da Informação (Centro de Educação, Comunicação e Artes), Filosofia (Centro de Letras e Ciências Humanas), Fisiopatologia Clínica e Laboratorial (Centro de Ciências da Saúde) e Sociologia (Centro de Letras e Ciências Humanas).
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri Alfieri, com o programa em Análise do Comportamento a UEL chega a 31 doutorados, volume expressivo que representa alta produção científica e acadêmica, em várias áreas do conhecimento. O pró-reitor afirma que as avaliações da Capes são rígidas e os Programas têm a responsabilidade aumentada quando abrem um doutorado. Se a avaliação cai para nota 3, por exemplo, o Programa perde o doutorado. Três notas 3 seguidas custam o próprio mestrado.