Carreta da Inovação: Araucária comemora 136 anos com tecnologia e ciência 10/02/2026 - 12:10
Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta terça-feira (10) a Carreta da Inovação, que até sexta-feira (13) estará no Parque Cachoeira, ofertando aos moradores da cidade atividades voltadas à tecnologia, ciência, empreendedorismo e lazer, como workshops, cursos, apresentação de ferramentas de criação digital e experiências imersivas. A presença da unidade itinerante, projeto da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), faz parte das comemorações dos 136 anos do município, que é um dos principais polos industriais do Paraná.
O secretário da SEIA, Alex Canziani; o secretário municipal de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ewaldo Del Valle, e representantes da Prefeitura de Araucária participaram da abertura das atividades da carreta. Canziani ressaltou que iniciativas como essa aproximam a tecnologia da população e ajudam a consolidar uma cultura de inovação nos municípios. “Queremos que as pessoas tenham contato direto com aquilo que muitas vezes parece distante", disse.
"Mais do que apresentar equipamentos ou ferramentas, nosso objetivo é provocar uma transformação de mentalidade, mostrar que a inovação faz parte do dia a dia e pode estar ao alcance de todos. Ao trazer essa estrutura para a cidade, abrimos oportunidades para crianças, jovens, professores e idosos vivenciarem novas experiências, como a realidade virtual, despertando talentos e preparando a população para o futuro”, afirmou.
O secretário Del Valle também destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para aproximar a população das novas tecnologias e ampliar oportunidades de formação. “Receber a Carreta da Inovação nas comemorações do aniversário da cidade é um presente para Araucária. Estamos oferecendo, de forma gratuita, a chance de crianças, jovens e educadores viverem uma verdadeira imersão no universo da tecnologia", disse.
"Aqui eles conhecem conceitos, mas principalmente partem para a prática, experimentando diversas tecnologias. Esse contato direto amplia horizontes, desperta vocações e pode ser o início de trajetórias profissionais promissoras, conectadas com o futuro que queremos construir para o nosso município”, afirmou.
EXPERIÊNCIAS – O projeto é desenvolvido pela SEIA em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Simepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Os moradores de Araucária terão acesso a palestras sobre Segurança Digital, Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação. No espaço da tenda, ao lado da Carreta da Inovação serão oferecidas ações do posto avançado do Espaço do Empreendedor, pertencente ao município, com serviços para o MEI, linhas de crédito para empresários e escritório de compras públicas, além de um espaço da Agência do Trabalhador com cadastro de currículos e encaminhamentos para vagas de emprego.
Também serão realizadas visitas guiadas com uma experiência completa dentro do caminhão, que inclui uma recepção com vídeo institucional da SEIA, introdução à inovação, um quiz temático, uma estação com noções sobre a impressão em 3D, outra sobre corte a laser, duas com imersões em realidade virtual com óculos VR e a última com uma experiência em jogos interativos.
As visitas serão realizadas em grupos de 30 pessoas, compostas por nove alunos da rede municipal, nove alunos da rede estadual, 11 pessoas da comunidade geral e uma autoridade local.
HACKATHON – Na quinta-feira (12), em conjunto com as atividades do projeto da SEIA, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (SMCIT) em parceria com a Universidade Federal do Paraná promove um hackathon no Museu Tingüi- Cuera, localizado também no Parque da Cachoeira. O Hackathon InovAraucária vai contar com a participação de seis equipes compostas por cinco alunos de escolas estaduais com ensino médio técnico, que precisarão apresentar soluções inovadoras para desafios reais de Araucária.
Durante o dia, os grupos irão passar por estampas de formação, mentoria e apresentação dos trabalhos. ao final da maratona de ideias, a equipe vencedora será escolhida por uma banca de empresas locais e integrantes da administração pública. Os vencedores irão participar de uma visita guiada à Companhia Siderúrgica Nacional em Araucária, além de um kit com brindes.



