Centro Paranaense de Referência em Agroecologia realiza seminário sobre sistemas de produção 02/08/2017 - 17:20
O evento debateu inovações para a produção de olerícolas, ovos e leite.
O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), realizou hoje (2), no auditório do CPRA, o seminário “Produção agroecológica na região metropolitana de Curitiba”.
Participaram do evento o diretor-geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio; o coordenador-geral da UGF/SETI, Luiz César Kawano e o chefe de gabinete da SETI, José Maia.
A parceria com a SETI permite repasses de aproximadamente R$ 300 mil por ano para o CPRA manter os bolsistas no projeto Redes de Propriedades de Referência em Agroecologia, que funciona em 21 propriedades distribuídas na RMC. O diretor-geral da SETI, Decio Sperandio afirmou que a secretaria tem a agroecologia como estratégia e a intenção é continuar com o projeto.
O objetivo do evento foi realizar um balanço dos sistemas de produção agroecológico de olericultura, leite e ovos, a partir das informações levantadas pelos bolsistas e extensionistas e da experiência dos agricultores, técnicos e especialistas. Também foram apresentadas ações para melhorias em pesquisa, capacitação e difusão a partir da análise dos diagnósticos.
A região metropolitana de Curitiba possui aproximadamente 15 mil produtores rurais, dos quais cerca de mil deles praticam a agricultura ecológica. A região é responsável por 42% das hortaliças produzidas no Paraná e a meta é expandir a produção de alimentos orgânicos para os 29 municípios da Grande Curitiba.