Clínica de Fisioterapia da Unioeste faz 400 atendimentos por mês na área de pediatria 20/03/2024 - 10:30

A Clínica Escola de Fisioterapia e o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) realizam em torno de 400 atendimentos ao mês na área pediátrica, de crianças de 0 a 12 anos, em Cascavel. Os pacientes são encaminhados pela UTI Neo Natal do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Sistema único de Saúde (SUS).

O atendimento é feito conforme a necessidade das crianças, por meio de uma abordagem multidisciplinar. Entre as ações estão avaliação motora de prematuros, monitoramento da escala motora infantil e do perfil sensorial infantil, orientação aos pais e cuidadores e encaminhamento para especialidades clínicas, conforme necessidade.

A docente e fisioterapeuta Carmen Lucia Rondon Soares explica que a equipe realiza, principalmente, um atendimento de estimulação neuropsicomotor, necessário ao desenvolvimento da criança. No que diz respeito aos bebês prematuros, a profissional ressalta a importância desse trabalho em conjunto com o HUOP para dar todas as condições de desenvolvimento aos novos cascavelenses e pequenos de outras cidades da região.

Os espaços também fornecem meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas, muletas, andadores, cadeiras motorizadas e próteses baixa e média complexidade) e órteses.

A equipe é formada pelas docentes Carmen Lucia Rondon Soares, Helenara Salvati Moreira, Marilu Mattéi Martins, Maria Goreti Bertold e pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unioeste, bem como profissionais da área de fonoaudiologia, enfermagem e ortopedia. 

A vendedora Jéssica de Araújo, 26 anos, disse que o atendimento da filha Eloá, que nasceu com apenas 26 semanas de gestação e ficou meses na UTI Neonatal do HUOP, foi essencial para a sua sobrevivência. “Eu venho duas vezes por semana. Se não fosse o atendimento do HUOP e da Fisioterapia, ela não teria sobrevivido”, afirma.

O curso de Fisioterapia existe desde 2001 e a clínica desde 2010. Ela permite aos alunos colocar o ensino em prática e atender a comunidade. O Centro de Reabilitação Física abrange basicamente todas as áreas da Fisioterapia, como ortopedia, neurologia, pediatria, geriatria, cardiologia e pneumologia. A estrutura conta com várias salas de atendimento das diversas áreas divididas em dois andares, salas de aula, laboratórios e uma piscina para o atendimento da hidroterapia.