Clínicas odontológicas das universidades estaduais atendem crianças 15/04/2015 - 10:00
Considerando que a primeira infância é o período ideal para introduzir bons hábitos e adotar padrões de comportamento que possam permanecer futuramente, as Clínicas Odontológicas realizam diversos atendimentos para esta fase. Como a prevenção da cárie, por exemplo, que pode se manifestar de forma agressiva, levando à destruição completa da coroa dentária, podendo evoluir negativamente no crescimento e desenvolvimento das crianças afetadas. Os tratamentos mais realizados para evitar este tipo de problema são de oclusopatias e de traumatismos dentários.
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto de extensão “Ação Integrada em Odontologia na Comunidade”, que também atende crianças, oferece serviços em dois distritos, Guaragi e Itaiacoca, com clínicas móveis envolvendo alunos e professores da instituição. A odontopediatria realizou 1.699 procedimentos em 1.059 escolares de 0 a 13 anos de idade no ano último ano.
Na Clínica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) são oferecidos diversos serviços odontológicos para crianças em diferentes setores da unidade, como o ambulatório de Clínica Integrada Infantil, Pronto-Socorro Odontológico 24 horas, Centro de Especialidades Odontológicas que atende pacientes com necessidades especiais; e a Ortodontia preventiva. A universidade conta também com a Clínica de Especialidades Infantis - Bebê-Clínica/UEL que realiza um Plano de Atendimento Odontológico no Primeiro Ano de Vida e Pronto-Socorro Odontológico, sob a responsabilidade dos professores de Odontopediatria. No último ano a clínica realizou 6.894 atendimentos.
Logo que soube da existência da clínica, Elisângela Aparecida Vellani, levou seu filho Arthur Vellani Barros para ser atendido. Ela também foi atendida para realizar restaurações. Em relação aos tratamentos realizados, Elisângela destaca o serviço disponibilizado para comunidade. “Esse trabalho odontológico, que é muito caro nas demais clínicas, é muito importante para nós, pois além de o atendimento ser de graça, os alunos e professores são bastante atenciosos com a gente”, declara Elisângela.
Além de prestar os serviços tradicionais, a unidade realiza atividades de educação bucal, para ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde pequenas. Segundo José Roberto Pinto, diretor da Clínica Odontológica da UEL, esta ação é um investimento que trará benefícios para o resto da vida. Estas atividades estão ligadas ao projeto de extensão “Educação Continuada em Saúde Bucal”, que tem como objetivo prestar atendimento odontológico preventivo a escolares e à comunidade em geral. Sempre com a função de conscientizar a população visando reduzir a incidência das doenças bucais através das atividades aplicadas à educação preventiva.
O projeto já teve cerca de 51 mil atendimentos, que foram realizados com a parceria de 51 escolas estaduais, municipais, escolas especiais e pastorais. As atividades foram realizadas com 35 alunos/ano, em média, que buscam o ensino de prevenção e orientação às crianças com encaminhamento de casos que necessitam de tratamento curativo para a Clínica Odontológica Universitária.
Em Cascavel, na Clínica Odontológica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o atendimento para as crianças acontece na Clínica do Bebê (com idade entre 0 a 1 ano e dois meses), na Odontopediatria (6 a 12 anos) e na Clinica integrada infantil (6 a 12 anos). O atendimento na unidade é feito a partir do encaminhamento dos postos de saúde da região ou pela procura diretamente na clínica.
O diretor da Clínica Odontológica da Unioeste, Ediuilson Lisboa, destaca o trabalho dos alunos com a comunidade em geral. “As atividades realizadas são todas curriculares e de vital importância para a comunidade e para os acadêmicos. Entendemos que a atuação em programas curriculares estabiliza e torna mais eficazes os programas. Todos os nossos 200 alunos se inserem na comunidade, começando com Saúde Coletiva nos três primeiros anos do curso, odontopediatria, clinica do bebê e ortodontia no quarto e quinto ano da graduação”, comenta o diretor.
SERVIÇO
Clínica Odontológica da UEPG
Avenida Carlos Cavalcanti, 4748, Uvaranas. Bloco M – Campus de Uvaranas
Telefone: 42-3220-3104
Horário de Atendimento: segunda à sexta-feira das 8h15 às 17 horas.
Clínica Odontológica da UEL
Rua Pernambuco, 540, Centro.
Telefone: 43 -3371-6702
Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira das 8h15 às 17 horas.
Clínica Odontológica da UEM
Av. Mandacaru,1550 – Vila Vardelina.
Telefone: 44 -3011-9052
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira das 8 às 11h40 e das 13h30 às 19 horas.
Clínica Odontológica da UNIOESTE
Rua Universitária, 2069.
Telefone: 45- 3220-7200
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.