Com 7,2 mil bolsas, Fundação Araucária bate recorde no apoio à pesquisa científica em 2023 06/12/2023 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

A Fundação Araucária atingiu, em 2023, o maior número de bolsas de pesquisa e extensão concedidas da história da instituição, com 7.230 até o final do mês de outubro. Em seus 23 anos de existência, o maior número havia sido registrado em 2012, com 4.480 bolsas.

A Fundação Araucária atua em três linhas de trabalho: formação de pesquisadores, com 3.487 bolsas em programas voltados à produção de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), disseminação científica, com 36 bolsas, e desenvolvimento científico e tecnológico, com 3.707.

Um dos motivos que levou ao expressivo aumento no número de bolsas de pesquisa e extensão foi o orçamento reforçado para o Fundo Paraná, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Ele recebeu uma dotação orçamentária de R$ 411,7 milhões. Parte dos recursos foram aplicados justamente em áreas prioritárias, estabelecidas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná), que também responde pela Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O orçamento da Fundação Araucária foi de R$ 119,9 milhões. Foram R$ 107 milhões liberados para as bolsas em 17 chamadas públicas.

“O Governo do Estado aumentou de 0,5% para 2% o repasse do orçamento estadual para a área de ciência e tecnologia. É o maior investimento da história do Paraná para que a pesquisa realizada nas universidades e institutos de inovação contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e atendam as principais demandas da sociedade em áreas importantes como saúde, meio ambiente, agricultura e energias renováveis”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o desafio constante de um sistema de CT&I é a formação de pessoas. "Quanto mais pesquisadores forem formados, maiores serão os resultados que o sistema pode produzir. Neste sentido a concessão de bolsas é um instrumento valioso para contribuir com a formação de quadros”, afirma.

O maior crescimento registrado foi das bolsas concedidas nos programas de produção de CT&I, nos quais estão os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). Foram mais de 3 mil bolsas disponibilizadas para atender os NAPIs. "Este aumento busca incrementar, cada vez mais, a sintonia entre o Sistema de CT&I do Estado com a sociedade por meio do fortalecimento dos arranjos, com pesquisa aplicada voltada às necessidades de desenvolvimento do Paraná", afirma o diretor de CT&I da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

BOLSA RENOVADA – Em 2023, o Governo do Estado, que já havia concedido um aumento de 25% no valor das bolsas em 2022, também equiparou os valores das bolsas de pesquisa do Paraná aos das concedidas pelo governo federal. Atualmente o valor da bolsa de doutorado é de R$ 3.100,00; de mestrado R$ 2.100,00; e de iniciação científica de R$ 700.

SISTEMA CIENTÍFICO – Referência no País, o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é composto por 21 mil doutores e 23 mil mestres. E esse número vai aumentar ainda mais.

Em 2013 eram 7.642 alunos mestrado, 4.742 de doutorado e 798 de mestrado profissional, totalizando 13.182 pós-graduandos. Esse ano, segundo o GeoCAPES, o Paraná conta com 127 programas de mestrado, 189 de mestrado e doutorado, 42 mestrados profissionais, sendo seis com doutorado. São 10.077 matriculados em mestrados acadêmicos, 8.840 em doutorados, 2.699 em mestrados profissionais e 163 em doutorados profissionais, totalizando 21.779 pesquisadores em formação.