Com 88 anos de atuação, Crea-PR auxilia nas políticas do Governo do Estado 07/06/2022 - 17:20

O governador em exercício Darci Piana acompanhou nesta terça-feira (7) a homenagem, na Assembleia Legislativa, aos 88 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e destacou a participação da entidade no apoio a políticas públicas do Governo do Estado, principalmente nas áreas de infraestrutura, agricultura, habitação e meio ambiente.

“O Crea tem feito um trabalho extraordinário no Paraná, primeiro junto às profissões que representa, e agora também no apoio às políticas estaduais. A contribuição dos profissionais da entidade permite que o Estado tenha um planejamento no médio e longo prazo”, afirmou Piana. “O programa Casa Fácil Paraná, que prevê o apoio do Estado na construção de 30 mil casas populares, está entre as políticas públicas do governo que contou com a participação da entidade”.

Outro exemplo de parceria envolve a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que possibilitou a criação e modernização do sistema do Programa de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural no Paraná. Isso possibilita o acompanhamento dos produtores, seguradoras e do poder público das apólices do seguro.

Além da transparência nas informações, o sistema de gestão garante mais confiabilidade, segurança e rapidez na apresentação e no atendimento ao agricultor, e auxilia o Crea-PR na fiscalização dos profissionais.

FRENTE PARLAMENTAR – Na sessão, foi anunciada a criação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. O Crea-PR também entregou um documento com posicionamento da categoria em relação a projetos de lei que tramitam na Assembleia e o Estudo Básico de Desenvolvimento para o Estado do Paraná.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, explicou que a entidade quer ampliar o diálogo com o Poder Legislativo e contribuir com a formulação de políticas públicas relacionados às áreas de atuação do conselho. As propostas formam um documento chamado de Estudos Básicos de Desenvolvimento Estadual (EBDM).

“De forma organizada, estudamos todos os projetos em tramitação que abrangem as áreas de engenharia, agronomia, geografia e geociências, dando contribuições técnicas para que os projetos tenham mais efetividade”, explicou Oliveira.

No âmbito do Executivo, há uma forte contribuição da entidade, principalmente com o trabalho das secretarias de Estado da Agricultura e do Abastecimento, da Infraestrutura e Logística, do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, além da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Há tempos trabalhamos com o Governo do Estado em várias frentes. Atuamos na questão do seguro agrícola e no receituário agronômico, participamos das discussões sobre os modais de infraestrutura e o novo programa de concessões rodoviárias, além da agilidade e segurança do licenciamento ambiental, com a presença firme dos nossos profissionais”, ressaltou o presidente.

O CONSELHO – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.