Com Ageuni e Projetek, Unicentro passa a contar com iniciativas para o desenvolvimento regional 23/03/2023 - 09:20

A Unicentro implementou nesta semana o Comitê da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) e o Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Projetek). As duas propostas têm como objetivo reforçar a aproximação com a comunidade da região de Guarapuava. São iniciativas do Governo do Paraná implementadas em todas as universidades estaduais para trabalhar com inovação, no caso da Ageuni, e apoiar prefeituras e iniciativas locais com a expertise de engenheiros e arquitetos da universidade.

“Esses programas evidenciam a importância do ensino superior, o quanto ele auxilia no desenvolvimento de uma cidade, de uma região, de um Estado”, avalia o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes,

A Ageuni é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que tem como objetivo promover a articulação e a interação entre as secretarias de Estado, o setor produtivo, as cooperativas e as associações de trabalhadores. Dessa forma, como explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a sociedade pode apresentar demandas à Ageuni que, a partir de uma avaliação feita pelos membros da governança regional, buscará a melhor maneira de atender a solicitação.

“Ela é a porta de entrada das novas demandas. Nós iremos colocar recursos nessas estruturas para que o sistema de ciência e tecnologia gere soluções para aquilo que for apontado como essencial pela sociedade. Agora, toda a população da região de Guarapuava pode apesentar demandas para a universidade para que ela amplie esse olhar social sobre o seu entorno”, detalha.

O coordenador executivo da governança regional de Guarapuava, no âmbito da Unicentro, será o professor Maico Taras da Cunha. Ele afirma que a ideia é que a agência comece a receber propostas já no próximo mês e destaca que a Ageuni representa um elo entre a universidade e a sociedade.

“Ela será uma ferramenta para facilitar o entendimento entre aquilo que os setores público e privado almejam, e também vai qualificar os resultados de pesquisas. Vamos trabalhar com empreendedorismo e os diversos segmentos nos quais a inovação tem que estar presente”, complementa.

O comitê regional, além do representante da Unicentro, conta ainda com outros 11 membros. Um deles é o prefeito de Guaraniaçu, Osmário de Lima Portela, que representa os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná – Cantuquiriguaçu. “Para mim, é uma honra poder fazer parte desse conselho. Vamos trabalhar em sincronia para levar o benefício para nossa população”, complementa.

Já o Projetek é parte da Ageuni. A proposta é atender prefeituras da região que tenham menos de 30 mil habitantes com projetos de engenharia e arquitetura para obras públicas. Para isso, será empregada a modelagem BIM, em que o projeto é criado não em duas dimensões, mas sim em um modelo de realidade virtual. Com ele, a universidade oferece um desafio profissional imenso aos seus engenheiros e arquitetos, e também auxilia o desenvolvimento regional.

As demandas de projetos devem chegar até o escritório por meio da parceria com a Cantuquiriguaçu e demais associações de abrangência da Unicentro.

“Os municípios podem participar com projetos de edificações em geral. Nessa fase, ainda não estão contemplados os projetos de infraestrutura, somente de edificações. Basta o preenchimento de um formulário. Nós captamos a demanda necessária para a confecção dos projetos e esperamos atender sempre com qualidade e no menor prazo possível para que as prefeituras consigam também almejar projetos maiores”, explica a coordenadora institucional do Projetek, Isabela Volski.