Com apoio do Estado, Manoel Ribas inaugura a primeira Agência de Inovação da região 08/12/2023 - 17:00

O município de Manoel Ribas, no Centro do Estado, inaugurou nesta sexta-feira (8) a Agência de Inovação “Inova Manoel Ribas”, com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

O espaço funciona em anexo na Secretaria de Desenvolvimento do município, e conta com mobiliário completo, notebooks e impressoras 3D. Como foco inicial, a agência vai trabalhar com modelagem em 3D para alunos da rede pública e capacitação de jovens para o primeiro emprego.

O secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, destaca que a Agência de Inovação de Manoel Ribas é a primeira instalada na região. “Vamos alavancar a inovação em todos os municípios do Centro do Estado. Isso significa qualificar mão de obra, investir em tecnologia, apoiar projetos vindos da educação e incubar empresas para que os municípios de pequeno porte se tornem mais competitivos e criem seus próprios ecossistemas de inovação”, afirmou.

Um exemplo prático é o trabalho que já está sendo desenvolvido na agência com Kauan Ronsoni, aluno do Colégio Estadual Reni Correia Gamper. Morador do município, ele está desenvolvendo um sistema para irrigação através da seleção de produtos recicláveis para utilização em aterros sanitários.

“Nunca existiu em Manoel Ribas uma Agência de Inovação para o desenvolvimento do comércio e inovação. Queremos desenvolver com mais três espaços de coworking, queremos incubar as startups do município. Para nós era muito distante ter uma Agência de Inovação, e com o apoio do Estado está sendo possível”, afirmou o prefeito de Manoel Ribas, José Carlos Corona.

INVESTIMENTO – A agência de Manoel Ribas está entre os 188 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). No total, 13 agências de inovação estão credenciadas nos seguintes municípios: Morretes, Guaratuba, Rio Azul, Manoel Ribas, Jacarezinho, Cianorte, Ibiporã, Arapongas, Araucária, Assaí, Clevelândia, Matinhos e Santo Antônio da Platina.

A iniciativa é resultado de parceria entre a SEI, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária, integrando uma estratégia que inclui, também, a destinação de R$ 34 milhões para fomento da inovação em todas as regiões do Paraná por meio de duas chamadas públicas, cujos editais já estão abertos.

AGÊNCIAS DE INOVAÇÃO – O projeto de implementação de Agência de Inovação tem como objetivo promover o desenvolvimento de municípios de pequeno e médio porte por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre os municípios, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, Sistema S e setor privado.