Com aumento das certificações ISO 9001, Tecpar fortalece a qualidade das empresas 06/03/2024 - 15:30

Com o mercado cada vez mais exigente, o número de empresas que buscam obter a certificação ISO 9001 tem aumentado nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2022 foram emitidos 4.330 certificados deste tipo dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). No ano passado, o número de certificações chegou a 5.277, o que representa um aumento de quase 22%.

Referência nacional em certificação de sistemas, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é acreditado pelo Inmetro para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001 em organizações em todo o País. Atualmente, há 197 empresas brasileiras com certificados válidos emitidos pelo Tecpar.

O gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales, explica que a ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, sendo a referência para gestores que buscam melhorar o desempenho e os resultados de seus negócios.

“Este reconhecimento é buscado por instituições de diversos segmentos, desde grandes corporações industriais até microempresas. É uma forma de o Tecpar apoiar empreendedores e empresários a superar os desafios relacionados com a gestão da qualidade dos seus processos, com impacto direto em seus produtos e serviços”, pontua.

QUALIDADE CERTIFICADA – Cliente do Tecpar Certificação desde 2001, a Colorfix Masterbatches é uma das organizações que renovaram a certificação ISO 9001 em 2023. A empresa paranaense tem matriz em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e unidades em São Caetano (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

A sócia da Colorfix, Judi Fardo de Lucena, conta que a direção da empresa esteve sempre envolvida e comprometida com a implantação do sistema, tornando o processo mais seguro e eficaz. Para ela, a certificação é uma aliada da empresa na área comercial, pois se torna um diferencial para a escolha dos clientes, contribuindo para a fidelização e expansão dos negócios.

“Com a certificação ISO 9001 a empresa consegue uma padronização dos processos agregando repetibilidade e confiabilidade aos resultados, atingindo os clientes e fornecedores internos e indiretamente os clientes e fornecedores externos”, afirma.

Segundo Judi, o fato do Tecpar ser uma empresa sólida, reconhecida no mercado e estar próxima fisicamente da Colorfix, foram diferenciais que pesaram na escolha. “O Tecpar sempre apresentou imparcialidade, confiabilidade e profissionalismo nos serviços prestados. Além de oferecer profissionais capacitados, a cada auditoria realizada obtivemos contribuição para a melhoria contínua de nossos processos e performance de nossa equipe”, salienta.

Ela cita algumas melhorias implementadas, como a criação de um departamento específico para o sistema de gestão da qualidade, a realização anual de auditorias internas e novas ferramentas da qualidade para apoiar todo o processo.“A gestão se tornou mais proativa e cooperativa e os novos colaboradores são treinados já na integração, antes de iniciarem suas atividades, para manter o aculturamento do sistema”, conta.

PRAZOS – O prazo médio para a implementação da norma é de seis meses, mas pode variar conforme o porte e segmento da empresa, número de funcionários, comprometimento da direção, entre outros itens. É importante que todos os colaboradores estejam envolvidos e engajados em busca da conquista da certificação.

A ISO 9001 tem validade de três anos. Após esse período a empresa passa por nova auditoria de certificação, chamada de recertificação. A auditoria vai verificar as melhorias realizadas no período e de que forma o Sistema de Gestão da Qualidade evoluiu.

TIPO EXPORTAÇÃO – A qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um quesito que pesa muito na avaliação de um importador. Nesse sentido, a implementação ISO 9001 facilita as transações comerciais e traz credibilidade para empresas que querem inserir seus produtos no mercado internacional.

“A implementação da norma contribui para o atendimento de exigências técnicas e garante a conformidade da gestão da qualidade dos processos e serviços que serão exportados. Com isso, a organização aumenta sua competitividade e tem acesso a mercados ainda mais exigentes”, reforça o gerente do Tecpar Certificação.

ETAPAS – O primeiro passo para implementar os requisitos exigidos pela ISO 9001 é fazer um diagnóstico do sistema de gestão da qualidade da empresa, levantando os pontos de melhoria e necessidades. Em seguida, deve ser feito o planejamento do sistema a ser implantado, com a adoção dos requisitos exigidos pela norma NBR ISO 9001:2015.

“Depois dessas etapas, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que fará auditorias para verificar se a norma foi implantada adequadamente. Se todas as exigências forem atendidas, o certificado é concedido”, explica Corrales.

OUTRAS CERTIFICAÇÕES – Além da certificação ISO 9001, o Tecpar também certifica os seguintes sistemas: de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001); de Gestão da Qualidade para Empresas da Construção Civil (PBQPh); de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001); de Gestão de Segurança Viária (ISO 39001), além da Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).

GALERIA DE IMAGENS