Com lançamento de concurso, encontro de cafeicultura anima programação da ExpoLondrina 10/04/2024 - 15:00

Mais de 300 produtores, técnicos, pesquisadores do café compareceram ao 30º Encontro Estadual de Cafeicultores, realizado na manhã desta quarta-feira (10) na ExpoLondrina. A programação do evento envolveu questões técnicas da produção, temas relacionados à organização dos agricultores, a sessão de encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2023 e o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024.

O cultivo de café ocupa cerca de 30 mil hectares no Paraná, que geram uma produção em torno de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar, e muitas trabalham com cafés especiais, vendidos a todo o mundo.

“Queremos estimular o aumento dessa área em mais 20 ou 30 mil hectares, sempre procurando lavouras bem conduzidas e a melhor qualidade nos atributos da bebida. Esses dois eventos, o encontro e o concurso, caminham nessa direção”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Para a pesquisadora Vania Moda Cirino, diretora-presidente em exercício do IDR-Paraná, os eventos em Londrina são simbólicos e têm papel fundamental para a melhoria da cafeicultura. “Eles servem para agregar produtores e técnicos e transferir conhecimento e tecnologia. A região Norte produz café com muita qualidade e que gera emprego e renda para milhares de famílias”, afirmou.

CAFÉ QUALIDADE PARANÁ – Os patrocinadores do concurso Café Qualidade Paraná receberam os lotes vencedores da edição de 2023. Na categoria natural, a campeã foi a cafeicultora Simone Schauer Maia, de Pinhalão. Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, ficou em segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, em terceiro. Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

As mulheres vencedoras foram influenciadas pelo projeto Mulheres do Café, do IDR-Paraná, que estimula a produção e especialização de produtoras no Norte Pioneiro e no Vale do Ivaí. “Conheci o projeto pouco depois que surgiu e fui aprender o que é um café especial. Além do aprendizado, coloquei todo meu sonho de estar nesse mundo dos cafés. Acho que o segredo é todo o empenho e todo o carinho que você emprega no que faz”, afirmou Simone Schauer, que começou a se dedicar à cafeicultura em 2013.

O concurso de 2024 vai premiar os novos vencedores no dia 12 de novembro. As inscrições serão abertas nos próximos dias no site do Café Qualidade Paraná.

O concurso é patrocinado pela Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Prefeitura de Mandaguari, Sebrae/PR, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná. A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade Marta Regina Gimenez Fávaro, reitora da Universidade Estadual de Londrina; Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado, prefeita de Mandaguari; Marcelo El-Kadri, diretor-presidente da Sociedade Rural do Paraná; Otamir Cesar Matins, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Walter Ferreira Lima, gerente da Câmara Setorial do Café do Paraná; Brazil Alvim Versoza, presidente do Ceal; Antonio Carlos Barreto, chefe do Núcleo Regional da Seab em Londrina; além de representantes de outras secretarias e organizadores do concurso.