Comunidade científica discute em Foz as políticas de integração do Mercosul 22/08/2008 - 10:55

O seminário “Saberes em Discussão: Políticas Públicas para a Cooperação com o Mercosul” reúne a partir desta quinta-feira (21) professores pesquisadores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, estudantes e coordenadores de escritórios de cooperação internacional na discussão de políticas de integração e consolidação do Mercosul. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e segue até sexta-feira (22), no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.
“Pela primeira vez teremos através da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura uma integração deste âmbito entre os Estados do Sul do Brasil e os países do Mercosul. O encontro irá consolidar as relações Crescenea-Codesul, que é um espaço de integração entre as duas regiões de fronteira, onde a ciência e a tecnologia têm um papel fundamental. Graças à iniciativa do Paraná este evento torna-se possível”, afirma o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martín Gallo.
Para o presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos Chacho Alvarez, o processo de interação requer uma discussão sobre cooperações em áreas estratégicas. “A ciência, a tecnologia e a educação são áreas de grande importância. Vamos produzir modificações positivas no Mercosul, para que estas áreas sejam reconhecidas e tenhamos políticas públicas regionais que valorizem estes temas em nossas cidades”, ressaltou Alvarez.
Durante o encontro serão realizados debates e conferências com representantes das comunidades científica e diplomática. O evento tem a participação da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior; do ministro Sérgio Couri, do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná; do deputado federal Doutor Rosinha, presidente do Parlamento do Mercosul; e da professora doutora Ana Lucia Gazzola, do Instituto de Educação Superior na América Latina e Caribe.
Também estão confirmadas as presenças do professor doutor Hélgio Trindade, da Universidade Federal da Integração Latino Americana; do reitor Oscar Vicente Valdés, da Universidade Nacional do Nordeste - Corrientes/Argentina; do reitor Alcebíades Luiz Orlando, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); do reitor Victor Alfredo Britez Chamorro, da Universidade Nacional do Leste/Paraguay; do vice-reitor Mário Luiz Neves de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).