Conselho de Educação credencia sexta universidade estadual do Paraná 08/08/2008 - 15:55

Mais um avanço no sistema estadual público de ensino superior do Paraná aconteceu na manhã desta sexta-feira (08), com o credenciamento da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O Conselho Estadual de Educação (CEE), sob a presidência de Romeu Gomes de Miranda, deliberou a aprovação do credenciamento da instituição criada no final de 2006. A UENP é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e agregou cinco faculdades estaduais do Norte Pioneiro.
“Mais uma grande vitória do ensino superior público do Paraná, a homologação da UENP é resultado de um trabalho fantástico realizado pela Comissão de Implantação, nos cinco campi das faculdades que a compõem”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao cumprimentar todos integrantes da comissão que, segundo ela, “viabilizaram a implantação definitiva da UENP”.
Além do reitor da UENP, dom Fernando Penteado, e do vice-reitor, Luis Carlos Bruschi, fazem parte da comissão o diretor das Faculdades Estadual Luiz Meneghel (Falm), Eduardo Meneghuel Rando; o diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop), Onofre Ribeiro de Almeida; a diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), Ilca Maria Setti; o diretor da Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho (Faefija), Rinaldo Bernardelli Júnior e o diretor da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), Jaime Rodrigues Brito.
 “Esta é a coroação de um trabalho de mais de um ano”, afirmou a secretária. Segundo ela, “a nova universidade terá um papel primordial no desenvolvimento econômico, educacional, tecnológico e cultural de toda a região do Norte Pioneiro”.
O conselheiro do CEE, Oscar Alves, cumprimentou a SETI pela excelente equipe designada para a estruturação da universidade, ressaltando que a UENP irá transformar esse novo modelo de instituição no Paraná. “A universidade já nasce promissora e com certeza será um grande exemplo de universidade pública para todo o país”, disse.
Presente na reunião do CEE, o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências de Paranaguá (Fafipar), professor Antonio Alpendre, destacou a atuação do governo do Estado na criação da sexta universidade estadual. “Esse governo mostra mais um prova do seu comprometimento com a construção de um ensino superior público cada vez mais forte. Não tenho dúvidas que a Uenp será um novo tempo para o norte pioneiro”, falou Alpendre.

ESTRUTURA E RESULTADOS

A Universidade Estadual do Norte do Paraná nasce com 6 mil alunos, 22 cursos de graduação, 24 de pós-graduação e curso de mestrado em Direito. A nova instituição tem assegurados R$ 3,6 milhões no orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os recursos serão aplicados em novas salas de aula, laboratórios, equipamentos e em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
    As faculdades que compõem a UENP já funcionam de forma unificada desde 2006, a instituição já organizou o último vestibular como universidade. A UENP atende a todas as exigências da Lei de Diretrizes e Bases, como possuir um terço de seus professores trabalhando em regime integral e um terço com mestrado e doutorado, além de grupos de pesquisa cadastrados junto ao CNPQ.
No resultado do Enade 2007, divulgado esta semana pelo MEC, seis cursos da UENP ficaram bem posicionados: o curso de Educação Física da Faefija obteve média alta (04); ficaram com nota média (03) os cursos de Fisioterapia da Faefija, de Educação Física e Serviço Social da Fafipa e Medicina Veterinária e Enfermagem da Falm.