Convênios somam R$ 6,4 milhões 12/08/2007 - 15:00

10/08/2007
O governador Roberto Requião e a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, firmaram convênios com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) no valor total de R$ 6.429.182,00. A assinatura dos documentos aconteceu nesta sexta-feira, 10, em Londrina, na solenidade de inauguração do Centro de Tratamento de Queimados e da nova Unidade de Internação Feminina do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HU/UEL).
Os convênios formalizam a aplicação dos recursos repassados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do Fundo Paraná, neste ano de 2007. Contemplam uma série de projetos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, inseridos nas redes de agricultura familiar, capacitação, infra-estrutura, medicina celular e saúde pública.
O projeto da rede de agricultura familiar, no valor de R$ 230 mil, apóia o estabelecimento de um protocolo de medidas com base em dados regionais do Paraná. Na rede de capacitação insere-se o projeto Cidadão Profissional – Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, com um repasse no valor de R$ 55 mil; na rede de medicina celular está inserido o projeto de implantação da Unidade para Transplante de Medula Óssea no HU, com um valor de R$ 659,7 mil.
Na área de infra-estrutura serão investidos R$ 224 mil para a consolidação do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise da UEL. Na implantação, ampliação, modernização e adequação da infra-estrutura física serão investidos R$ 4,5 milhões, contemplando espaço físico para o curso de Artes Cênicas, para o curso de Design, para o Centro de Tecnologia e Urbanismo, implementação da Farmácia Escola, construção de salas de aula do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Letras, construção do Biotério Experimental e a readequação do HU.
Na área de saúde pública estão sendo investidos R$ 300 mil na aquisição de equipamentos e adequação/construção da infra-estrutura e implantação de banco de tecidos músculo-esqueléticos e reequipamento e modernização da Unidade de Internação Feminina do HU. Com um investimento de R$ 150 mil na Clínica Odontológica da UEL, serão feitos a qualificação logística, melhoria da infra-estrutura, manutenção e adquiridos equipamentos, com a finalidade de melhorar as condições de funcionamento da unidade e das salas de recepção.
Outros R$ 150 mil serão investidos na melhoria, adequação e aprimoramento dos serviços de odontopediatria ofertados pelo Núcleo de Odontologia para Bebês. Finalmente, estão sendo destinados neste ano R$ 150 mil para readequar e otimizar a estrutura física (salas multifuncionais, equipamentos eletrônicos e mobiliário) da Clínica Psicológica.
Além desses projetos, a SETI/Fundo Paraná devem repassar, ainda em 2007, mais R$ 1,2 milhão que será destinado a novos projetos da UEL. Os recursos já estão contemplados no orçamento de 2007 da Secretaria, e resta apenas a apresentação dos projetos pela instituição, em formato definitivo, à Unidade Gestora do Fundo (UGF).