Credenciamento da Unespar está na última fase 16/12/2011 - 17:10

A Comissão de Avaliação Externa, responsável pela análise da documentação de criação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi constituída na quinta-feira (15). A nova instituição é formada por sete faculdades e pela Academia Policial Militar do Guatupê. Esta é a última etapa a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o credenciamento da universidade pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Os peritos têm 90 dias para analisar o processo de criação. Estão previstas visitas às instalações das unidades de ensino em fevereiro, e análise da qualificação de docentes, técnicos e pessoal administrativo. Os peritos também podem propor sugestões.

Os relatórios das vistorias e da documentação serão encaminhados ao conselho. De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor pro tempore da Unespar, Alípio Leal, o cronograma estabelecido no começo do ano foi cumprido sem atrasos.

DIFERENCIAL – “A Unespar terá a característica de ser multicampi e multiregional e excelência na formação de profissionais para o ensino”, afirma o coordenador de Ensino Superior da secretaria, Mário Cândido de Athaide Junior. O vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, destacou que foi feito tudo o que era necessário para o credenciamento da nova universidade.

Os peritos da Comissão de Avaliação Externa são o doutor em história e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Erneldo Schallenberger; o doutor em histologia e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Luiz Carlos Bruschi; e o doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Vítor Luiz Sordi. O coordenador de Ensino Superior, doutor em linguística, Mário Cândido de Athaíde Júnior, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia, doutora em educação, Sueli Édi Rufini foram designados pela secretaria para acompanhar o trabalho dos peritos.

A sétima universidade estadual paranaense é constituída pelas faculdades estaduais de Apucarana (Fecea), Paranavaí (Fafipa), Campo Mourão (Fecilcam), União da Vitória (Fafiuv) e Paranaguá (Fafipar), além da Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, e da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital. Foi criada pela lei estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas não foi credenciada.