Crianças desvendam segredos da ciência e tecnologia 18/10/2012 - 16:00

Os estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, do distrito de Paiquerê, participaram, nesta quarta-feira (17), das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia, que prossegue até a próxima sexta-feira (19).

A iniciativa é do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é desvendar para os estudantes o mundo da pesquisa científica.

Os alunos assistiram aos chamados shows da Química e da Física – uma série de experimentos científicos com caráter lúdico que ensinam conceitos básicos de energia, luz e força. As aulas são dadas por estudantes de graduação das áreas de Física e Química e são feitas de forma interativa, onde as crianças podem participar dos experimentos.

Segundo a professora Marta Félix trata-se de uma oportunidade única, uma vez que o foco do Ensino Fundamental acaba sendo mais teórico do que prático. A Escola Armando Rosário mantém ensino integral, onde os alunos participam de oficinas na parte da tarde, com aulas de informática e meio ambiente.

A aluna Fernanda de Oliveira, de 9 anos, afirmou que a aula prática de laboratório mostrou que ciência não é difícil. Apaixonada por matemática, a menina sonha em cursar Veterinária motivada pela vida no campo (ela é moradora da Vila Rural de Paiquerê) e pelo amor aos animais. Segundo informou, a família mantém 10 cães e pelo menos um pássaro. Tudo pelo gosto da menina em se manter próxima dos bichos.

Ao todo 400 estudantes de oito escolas da região participam da Semana de C&T. Além das atividades dirigidas aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, também serão realizadas sessões noturnas no Observatório Astronômico, localizado anexo ao Museu. Uma equipe vai orientar a utilização do telescópio e outros equipamentos, visando a observação de planetas, estrelas e sistemas. As sessões são abertas a toda a comunidade e serão realizadas entre 16 e 19 de outubro, das 19 às 21 horas.

Com informações da Agência UEL