Curitiba homenageia Simepar com “Consagração Pública” 04/04/2008 - 17:30

O Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba no último dia 28 de março, durante as comemorações do 315º aniversário da capital paranaense.
Na ocasião os diretores do Simepar, Cesar Beneti, e Zenóbio José Gavlak, receberam, em nome da instituição, o título “Consagração Pública Municipal”. A homenagem, concedida pelos relevantes serviços prestados pelo Simepar à comunidade, foi iniciativa do vereador Mario Celso Cunha.
Criado em 1993, pelo Decreto Estadual nº 1752, o Simepar atua nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Os serviços prestados pela instituição contribuem para salvar vidas humanas e minimizar os riscos em situações de emergência e calamidade. Além disso, ao contarem com informações atualizadas sobre o tempo, o clima e recursos hídricos, os setores produtivos podem aumentar sua produtividade, evitando impactos ambientais e prejuízos. Hoje, os agricultores do Paraná se baseiam nas informações do Simepar para fazer o plantio e na prevenção contra geadas.
Dentre os principais produtos e serviços oferecidos pelo Simepar estão: previsão do tempo e clima; monitoramento hidrometeorológico e ambiental; dados e informações hidrometeorológicas, consultoria técnica, pesquisa e desenvolvimento; projeto, implantação e operação de sistemas de monitoramento; aferição e calibração de sensores hidrometeorológicos; treinamento e capacitação; aplicativos para visualização, análise e armazenamento de informações.