Curitiba será sede do Fórum Nacional do Consecti e Confap 30/03/2009 - 16:10

O Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I - Consecti e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap se reunirá nos dias 02 e 03 de abril, em Curitiba. O fórum terá a presença dos secretários e presidentes das Fundações para discutir Ciência, Tecnologia e Inovação, e temas de programas de agências governamentais de fomento à CT&I, troca de experiências, possibilidades de ações conjuntas, parcerias.
Participarão das discussões o governador do Paraná, Roberto Requião, do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) do Senado Federal, senador Fernando Flexa Ribeiro, o presidente do CCTI da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Gomes. Também estarão presentes 27 secretários, inclusive a secretária Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná Lygia Pupatto, e os 22 presidentes das Fundações.
Durante o Fórum os dois Conselhos definirão os planos de trabalho anual. O Fórum de Curitiba será o primeiro do ano e, além da programação conjunta, ocorrerão também reuniões específicas de cada Conselho.
Durante o primeiro dia acontecerão palestras ministradas por autoridades em CT&I, tais como o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Resende; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Manuel Fernandes, e a secretária Lygia Pupatto.
No segundo dia, os Conselhos terão programações distintas, próprias de cada um. Entre as atividades planejadas, o Consecti apresentará balanço dos trabalhos feitos pelas Regionais nos últimos dois anos, além de elaborar um planejamento estratégico do Conselho e eleger o novo presidente e as novas diretorias. O Confap, por sua vez, debaterá o planejamento de 2009 e 2010 pela manhã e, no período da tarde, se reunirão as Regionais do Conselho.
Serviço:
Fórum CONSECTI/CONFAP em Curitiba