Curso de Hemoterapia da UEPG inicia atividades 23/03/2018 - 13:10

A aula inaugural do curso de Hemoterapia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEL) acontece nesta sexta-feira (23) às 18 horas, no auditório do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. O médico hematologista e hemoterapeuta da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessor da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Marcelo Addas de Carvalho, abordará o tema “A Hemoterapia no Brasil”.

O curso, ofertado na modalidade presencial e a distância, é voltado para os servidores da saúde do Estado e tem duração de dois anos. A iniciativa tem o objetivo de aumentar o quadro de profissionais especializados em políticas públicas, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade, entre outras competências. Estão sendo ofertadas 60 vagas para os servidores.

“É um curso muito importante para a região e para a universidade. Uma oportunidade de capacitar os servidores que atuam no ciclo do sangue e os alunos, também, terão a possibilidade de aplicar o conhecimento obtido em pesquisa científica de hemoterapia”, ressaltou o coordenador do curso e professor do curso de Farmácia da UEPG, Bruno da Cruz.

As aulas a distância acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O curso também conta com encontros presenciais, como avaliações e seminários, agendados pela coordenação.
O investimento da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para a realização do curso é de R$ 380 mil. Esta é a segunda edição do curso que já capacitou 34 servidores na primeira edição, coordenada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemocentro) e da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa).

Participam do evento o diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Décio Sperandio, o diretor do Hemepar Paulo Roberto Hatschbach, o diretor geral do HU da UEPG Everson Krum, a chefe do Hemonúcleo de Ponta Grossa Márcia Barbosa Machado e a chefe da Divisão de Pesquisa Técnica e Científica do Hemepar Katia Teixeira de Meiroz Grilo.