Descentralização aproxima coordenadores do Universidade Sem Fronteiras 06/05/2010 - 18:03

Os coordenadores do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reuniram-se nesta quinta-feira (6), em Maringá, durante a Descentralização do Governo Estadual. O objetivo do encontro foi levar discussões dos projetos desenvolvidos aos responsáveis técnicos pelo programa na Secretaria.

O assessor técnico responsável pelo Universidade Sem Fronteiras, Antônio João Mânfio, destacou os benefícios desse encontro. “Essa reunião é importante primeiro porque proporciona entrosamento entre participantes do Universidade Sem Fronteiras, que saem motivados e estimulados a continuar desempenhando suas atividades. Também é o espaço para que saibamos dos problemas e possamos corrigi-los. Nesses encontros as pessoas reconhecem a grandeza dos projetos e o quanto os estudantes, as universidades e a comunidade estão ganhando com o programa”, disse.

Cerca de 95 projetos foram ou são executados pelo Universidade Sem Fronteiras, através de Instituições Estaduais de Ensino Superior da região. Os investimentos superam R$ 9 milhões. O Universidade Sem Fronteiras é o maior programa de extensão universitária em curso no País. Equipes multidisciplinares compostas por professores-orientadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação das universidades e faculdades públicas do Paraná atuam em projetos desenvolvidos em mais de 280 municípios.

Os projetos estão divididos em sete subprogramas: Ações de Apoio à Saúde, Apoio às Licenciaturas, Apoio à Agricultura Familiar e Pecuária Leiteira, Apoio à Produção Agroecológica Familiar, Diálogos Culturais, Incubadoras dos Direitos Socais e Extensão Tecnológica Empresarial.