Diretor Geral da Seti recebe vista de senador Flávio Arns e de criador do robô Laura 15/04/2019 - 14:50
O diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Aldo Nelson Bona recebeu, nessa segunda-feira (15), a visita do senador Flávio Arns e do analista de sistemas Jacson Fresatto, criador do projeto Robô Laura que analisa banco de dados de hospitais e identifica possíveis casos infecção generalizada.
O Robô Laura foi desenvolvido utilizando tecnologia cognitiva. O sistema analisa, entende e conversa diretamente com a área operacional de uma instituição, e assim, sabe de que forma pode auxiliar e facilitar o dia-a-dia dentro da corporação. O projeto foi o vencedor de diversas premiações na área da saúde e de tecnologia.
Bona destacou a importância da integração entre a iniciativa privada e as universidades estaduais. “Temos a missão de criar novas estratégias para a articulação entre as nossas universidades estaduais e as empresas que possuem produtos inovadores”.
O Robô Laura tem parcerias 6 hospitais do Estado do Paraná com prontuário eletrônico. Durante a reunião foram debatidas as possibilidades de implementação do projeto nas universidades, para desenvolvimento de novas pesquisas, e nos Hospitais Universitários de forma gratuita.
O criador do projeto Jacson Fresatto, explicou que o sistema encontra falhas operacionais e informa os responsáveis, poupando tempo, recursos e até vidas no caso de hospitais e instituições de saúde. Fressato também destacou que a inovação tecnológica está diretamente ligada e educação superior. “Estivemos em vários países apresentando nosso projeto e entendendo a relação entre educação, pesquisa e empreendedorismo. A maioria das iniciativas criativas começa dentro das universidades”.
O senador Flávio Arns ressaltou a aproximação das universidades como ferramenta de pesquisa. “Essa aproximação possibilitará que a tecnologia seja objeto de pesquisas e receba colaborações dos acadêmicos”.
Também participaram da reunião o diretor de tecnologia no projeto Robo Laura Cristian Rocha, o secretário parlamentar Rafael Bertoldi e o coordenador de Ensino Superior da Seti Elisandro Pires Frigo.