Diretoria da Fundação Araucária visita instituições de ensino do interior do estado 01/01/1970 - 09:00

O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Paulo Brofman, e os diretores José Carlos Gehr e Janesca Alban Roman, visitaram, na quinta e sexta-feira (13 e 14/06), instituições de ensino superior (IES) de Londrina, Apucarana, Maringá e Paranavaí. Durante os encontros foram apresentados o balanço de atividades realizadas em 2012 e o plano de trabalho de 2013 da entidade.

Brofman ressaltou a importância de discutir as demandas do setor com os pesquisadores, docentes, pró-reitores de pós-graduação e pesquisa, e dirigentes das IES. “Esta aproximação é fundamental para debatermos as necessidades de cada instituição e desta forma otimizar o nosso trabalho, visando atender as expectativas deles da melhor forma possível”, disse.

A reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, parabenizou a iniciativa da Fundação. “As tomadas de decisões são realizadas com base na realidade, demanda e necessidade de cada Universidade na área da pesquisa”, disse.

Em Apucarana foram visitados o câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA).

“É uma satisfação receber a diretoria da Fundação que tem um papel tão importante no incentivo ao desenvolvimento da ciência no estado. Também aproveitamos a oportunidade para tirar dúvidas de pesquisas e bolsas. Nossos professores sempre estão participando dos editais, algumas informações dão respaldo para vermos o que precisamos avançar para contribuir com o desenvolvimento aqui da região do Vale do Ivaí ”, afirmou o diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, Márcio Ghizzo.

O diretor da FECEA, Rogério Ribeiro, destacou que muitos pesquisadores da instituição ficaram ainda mais motivados a participar das chamadas a partir da palestra ministrada pelo presidente da Fundação, Paulo Brofman. “Esclarecemos muitas questões técnicas e dúvidas sobre os projetos que têm apoio da Fundação. O que acaba estimulando nossos pesquisadores, inclusive aqueles que não inscreviam mais seus projetos, a voltarem a participar, agora melhores instruídos”, disse.

Durante a abertura do evento na Universidade Estadual de Maringá (UEM) o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Mauro Ravagnani, afirmou que a instituição tem conseguido avançar no desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade do ensino de pós-graduação no Paraná. A vice-reitora, Neusa Altoé, destacou a resposta positiva dada pela comunidade acadêmica aos editais lançados pela Fundação Araucária, enaltecendo a participação massiva dos professores pesquisadores da UEM.

Segundo a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman, um dos principais objetivos das visitas às IES é ouvir a comunidade acadêmica para aprimorar a aplicação dos recursos públicos. “Por meio das sugestões que recebemos, como a necessidade de novas chamadas, identificamos ações imediatas que podem ser implementadas para aperfeiçoar as ações da Fundação”, destacou.

O roteiro de visitas terminou com a palestra realizada na tarde de sexta-feira (14/06) na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). “A Fundação tem um papel primordial para o desenvolvimento do ensino superior no Paraná. Eu fiz parte da equipe de elaborou o estatuto da entidade e vejo como um sonho que se tornou realidade”, conta a diretora da FAFIPA, Luzia Bana.