Dirigentes debatem gestão e manutenção dos hospitais universitários 29/11/2013 - 18:00
Três instituições hospitalares reconhecidas como de excelência foram convidadas a repassar informações sobre a estrutura e o modelo que adotam no “I Simpósio: Novos Modelos de Gestão e Financiamento dos Hospitais Universitários do Paraná”, promovido pelo HU de Londrina em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (HUtec).Diretores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, do Hospital de Clínicas da Unicamp e da Fundação Zerbini, mantenedora do INCOR, repassaram sua experiência de gestão nesta sexta-feira a autoridades estaduais e municipais, dirigentes dos hospitais universitários do Paraná e de outros Estados e profissionais de saúde. Essas instituições já enfrentaram problemas semelhantes aos vividos pelos hospitais universitários do Paraná e já adotaram novos modelos de gestão e financiamento.
Compuseram a mesa de abertura o secretário estadual da Ciência Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes, o secretário municipal da Saúde Francisco Eugênio Alves de Souza, a reitora da UEL Nádina Moreno, o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina Rony Alves, a chefe da 17ª Regional de Saúde, Terezinha de Fátima Sanches. Também participaram da abertura os deputados estaduais Gilberto Martin e Tercílio Turini, além da coordenação encontro - a superintendente do HU da UEL, Margarida Carvalho, o médico Manoel Canesin e o presidente da HUTec, Lúcio Tedesco Marchese.
O secretário João Carlos Gomes destacou que o Paraná tem a maior rede de universidades públicas estaduais do Brasil e os HUs têm grande importância na saúde pública. “Cada HU do Estado tem as suas especificidades, com situações diferentes. O Governo do Estado, com a Seti e a Sesa, e reitores das universidades estaduais precisam discutir um rumo para os hospitais universitários”, disse.
Autoridades e convidados ressaltaram a importância dos HUs para a saúde pública e a necessidade de soluções para os problemas que as instituições têm enfrentado nos últimos anos. “Certamente vamos aprender muito com a experiência dos trabalhos desenvolvidos nos três hospitais convidados”, ressaltou a superintendente do HU.
O secretário da Saúde de Londrina, Francisco Eugênio Alves de Souza, afirmou que há muito tempo vem se discutindo formas de melhorar as condições de saúde no município e que “é absolutamente necessário aprimorar as formas de gestão que privilegie os hospitais universitários do Paraná”.
A reitora Nádina Moreno falou da importância de uma discussão coletiva sobre o assunto. “Não visualizamos o atendimento na saúde pública sem os hospitais universitários. Já vimos, um tempo atrás, quando o HU de Londrina teve de restringir atendimentos, por causa de superbactéria, o colapso no atendimento público na cidade”, exemplificou. “Toda essa discussão será revertida em melhoria dos atendimentos em saúde”, disse.
AGENDA – O secretário João Carlos Gomes também cumpriu uma série de atividades e visitas, envolvendo demandas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Entre elas, as necessidades da Clínica Odontológica Universitária. O secretário visitou as instalações da clínica, no centro de Londrina, para averiguar as condições de funcionamento do prédio, que enfrenta problemas de infraestrutura.
Depois se reuniu com a reitora Nádina Moreno e com a vice-reitora Berenice Jordão. Também participaram do encontro o diretor da clínica, José Roberto Pinto; o prefeito do campus, Teodósio da Silva; professores do curso de Odontologia e engenheiros e arquitetos da UEL. Durante a reunião eles discutiram alternativas para a conclusão das obras do novo prédio da clínica, localizado no Campus Universitário.
A proposta é buscar recursos para a conclusão do Bloco 1 do prédio de 11 mil metros quadrados, que já conta com estrutura pronta, com exceção da cobertura, acabamento e equipamentos. Segundo o secretário da Seti, o valor de R$ 8 milhões para o término desta etapa deverão ser pleiteados junto à Secretaria da Saúde do Paraná. Concluído, o Bloco 1 terá capacidade para receber as três clínicas de graduação do curso de Odontologia.


