Divulgada lista de professores convocados para entrevista em programa de intercâmbio nos EUA 11/03/2022 - 15:50

Ouça o áudio desta notícia 

O Utah State Board of Education (EUA) selecionou 13 professores paranaenses da educação básica para participarem da segunda fase do programa que oferta o ensino em português para estudantes americanos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Os docentes serão entrevistados de forma remota, no período de 14 a 25 de março, em dia e horário enviados por e-mail aos candidatos. A lista de aprovados na entrevista deve ser publicada em 28 de março.

Esta é a 8ª edição do programa, que é resultado de uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Educação do Estado de Utah. Neste ano, 71 professores se candidataram para as vagas ofertadas pela seletiva.

O processo de seleção é composto por três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês e a avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelo candidato. O resultado será divulgado no dia 25 de abril.

Os profissionais selecionados irão ministrar aulas de Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Educação Física e Artes por um período de no máximo três anos. A remuneração varia entre US$ 33 mil e US$ 44 mil anuais, dependendo da titulação. O Governo de Utah atribui outros benefícios, como plano de saúde e odontológico, oportunidade de visto de trabalho para cônjuge e matrícula em escola pública para filhos de 5 a 21 anos.

A coordenadora do Programa de Imersão dupla em Língua Portuguesa do Estado de Utah, Silvia Juhas, destaca a oportunidade de crescimento profissional e imersão cultural durante o intercâmbio. “Essa é uma oportunidade ímpar para os professores brasileiros que contribuem com o programa de Português em Utah, pois levam a cultura, autenticidade e podem ensinar os alunos americanos a língua portuguesa. Em contrapartida, tem a oportunidade de conhecer o sistema americano de ensino com todas as suas peculiaridades”, diz.

O edital completo com todas as informações sobre as etapas de seleção pode ser encontrado AQUI.