Dulce Osinski fala sobre Viaro no MON 15/09/2007 - 17:30

A série Terça com Arte, promovida pela Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e o MON – Museu Oscar Niemeyer, traz nesta terça-feira, 18, às 19 horas, a artista plástica e arte educadora Dulce Osinski. Dulce profere a palestra "Guido Viaro: modernidade na arte e na educação", tema de sua tese de doutorado defendida em dezembro de 2006.
Guido Viaro foi o grande pintor moderno do Paraná que retratou a natureza paranaense impetuosamente. No início utilizando uma linguagem quase impressionista, ele foi se dirigindo em seguida para uma interpretação claramente expressionista, centrando seu interesse principalmente na paisagem que envolve o homem que está, por sua vez, diante do fato social.
Viaro não foi apenas pintor, mas também grande educador. Foi um pioneiro no ensino da arte para crianças, o que resultou na criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas em Curitiba. Formou também várias gerações de artistas paranaenses como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná ou nos cursos livres de seu próprio ateliê. Se na pintura ele analisou o aspecto social em cenas da vida urbana e rural e em temas religiosos com a intensidade expressionista, nos desenhos e gravuras é encontrada a sua maior inquietação com relação à temática, à composição ou à técnica.
Dulce Osinski
A artista plástica Dulce Osinski nasceu em Irati, PR. É formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, e mestrado em educação pela Universidade Federal do Paraná, onde atua como docente. Entre os anos de 1998 e 2002 foi coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC - da Universidade Federal do Paraná.
Realizou diversas exposições individuais e coletivas em museus e centros culturais no país e no exterior, destacando-se as realizadas na Bolívia, Alemanha, Polônia, Japão, Portugal, Uruguai, Suécia, França e Eslovênia.
Dentre os principais prêmios conquistados por Dulce Osinski destacam-se os da VIII Mostra do Desenho Brasileiro, 47° Salão Paranaense, X Mostra da Gravura - Cidade de Curitiba, e 1ª Bienal Nacional de Gravuras de São José dos Campos. Possui obras em acervos de museus e instituições no Brasil e exterior, com destaque para a Australian National Gallery de Camberra, Austrália.

Serviço:
Série Terça com Arte - Palestra com Dulce Osinski sobre o tema "Guido Viaro: modernidade na arte e na educação"
Data: Dia 18 de setembro de 2007
Horário: Às 19 horas
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba – PR)
Informações: 41-3026-0029, ramal 30
Imprensa: 41- 9173-7926