Edital que apoia projetos sobre a Mata Atlântica está com as inscrições abertas até sexta 30/05/2023 - 11:50

O prazo das inscrições para a chamada da Teia de Soluções encerra na próxima sexta-feira (02). Este edital selecionará propostas inovadoras para fortalecer as cadeias de sociobiodiversidade no Cerrado de Goiás, Zona Costeira da Bahia e Mata Atlântica (Paraná, sul de São Paulo, norte de Santa Catarina e 17 municípios do Rio de Janeiro).

As iniciativas devem propor ideias de soluções práticas para o desafio lançado, de forma multidisciplinar e colaborativa, englobando a região escolhida. Ao final do processo, até R$ 4 milhões serão destinados para o desenvolvimento dos melhores projetos nessas regiões, sendo R$ 1 milhão no Paraná. 

A Teia de Soluções é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e a Fundação Araucária (FA), com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná.

O termo sociobiodiversidade envolve serviços oferecidos por comunidades locais a partir da natureza. São produtos nativos comercializados a partir de processos responsáveis e sustentáveis, sem impacto negativo ao meio ambiente. Nesse contexto, estão turismo de natureza, frutos, óleos, pesca artesanal, alimentos beneficiados, entre outros. Na Mata Atlântica, o foco é contribuir para a ampliação do impacto socioambiental positivo do bioma sobre comunidades locais. Confira os detalhes AQUI.

“A Mata Atlântica, além de ser uma das áreas mais ricas em biodiversidade, também apresenta inúmeras oportunidades de produtos e serviços da sociobiodiversidade, com a possibilidade de gerar trabalho e renda para as comunidades tradicionais e fortalecer a manutenção da floresta em pé. No entanto, ainda existem muitos gargalos para o desenvolvimento das cadeias produtivas, por isso que ações como esta chamada são de fundamental importância para a resolução desses gargalos”, analisa o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa. 

PASSO A PASSO – Os projetos serão contemplados a partir de duas fases. Na Fase 1 o proponente deverá realizar a submissão da proposta de solução simplificada, informando de forma sucinta e direta o que se pretende fazer, além de gravar um pitch (apresentação) da proposta e realizar o envio dos documentos. As propostas serão avaliadas por um Comitê Avaliador, que selecionará até 20 soluções com maior aderência aos preceitos do edital. A Fase 2 consiste no detalhamento das propostas de solução através de um novo formulário e pitch. Nesta fase, os integrantes das soluções receberão o feedback de avaliadores e contarão com o apoio de mentores para que possam aprimorar a solução.

Serviço:

Chamada – Teia de Soluções

Inscrições: até o dia 2 de junho

Mais informações e inscrições: https://chamada.teiadesolucoes.com.br/

GALERIA DE IMAGENS