Editora da UEL publica livro em parceria com Editora Brasil Seikyo 30/08/2007 - 15:40

Uma parceria entre a Editora Brasil Seikyo e a EDUEL – Editora da Universidade Estadual de Londrina viabilizou o lançamento do livro “Ser Humano – Essência da ética, da medicina e da espiritualidade”. 
O evento aconteceu no último dia 25 de agosto, na Livrarias Porto, em Londrina. O livro é um diálogo entre o presidente da Soka Gakkai Internacional - SGI, Daisaku Ikeda, filósofo, humanista, pacifista, poeta, escritor com obras traduzidas para mais de vinte idiomas e sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 1992; o cientista médico René Simard, presidente do Departamento de Patologia e Biologia Celular e o bioeticista Guy Bourgeault, atual presidente do Comitê de Ética da Universidade de Montreal.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Lygia Lumina Pupatto, autora do prefácio da obra, falou emocionada sobre a responsabilidade que sentiu ao ser convidada, há mais de um ano, para elaborar o prefácio. Relembrou o seu diálogo com o autor em 2004, quando ficou extremamente impressionada com ele: “A superação das desigualdades cabe no humanismo do dr. Daisaku Ikeda”, disse. Enfatizou que como educadores, devem ser educadores de verdade, direcionar os jovens para que se tornem grandes seres humanos: “temos que ter obstinação e coragem para atingir o coração das pessoas”.
Lygia disse também que por ocasião da sua visita ao Japão, suas convicções aumentaram ainda mais, de que as diferenças culturais, de aparência, não são obstáculos, todos somos seres humanos e o respeito e a compreensão não tem pátria. Por fim, ressaltou que “este diálogo mostra que a ciência, a tecnologia, a reflexão teórica e as ações práticas devem servir a um modelo de sociedade que busque o equilíbrio entre a vocação científica e a vocação humanística e que os avanços tecnológicos devem ter por meta a formação de um mundo melhor”.
O diretor da Editora Brasil Seikyo, Getulino Kiyoshi Nakajima, disse esperar que o livro possa contribuir para o crescimento humano do público leitor.
O médico cardiologista José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e autor do pós-escrito da obra, afirmou que diferente do século XX, quando a ciência teve um grande avanço fazendo a filosofia se encolher, o século XXI deve ser o século da vida, fazendo uma sociedade voltada para a vida.
Representando o reitor da Universidade Estadual de Londrina, a professora Maria Tomimatsu enfatizou a importância da obra para o ser humano ser feliz e a luta de Daisaku Ikeda em promover diversas atividades em prol da paz. 
O evento aconteceu no último dia 25 de agosto, na Livrarias Porto, em Londrina, e contou também com a participação do reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; do diretor de Ensino da Uningá, Ney Stival; da diretora da EDUEL, Neide Maria Jardinette Zaninelli; do vice-presidente da BSGI, Isamu Onozato; professores, autoridades e convidados.