Em Hyogo, Paraná busca parcerias para aumentar intercâmbio de alunos e das universidades 10/03/2023 - 11:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta sexta-feira (10) com o governador da província japonesa de Hyogo, Motohito Saitô, para apresentar a proposta de intercâmbio de estudantes da rede estadual, por meio do programa Ganhando o Mundo, além do fortalecimento da cooperação com as universidades estaduais paranaenses. O encontro foi em Kobe, capital da província, onde ele também se encontrou com o vice-governador Yasutaka Katayama.

Paraná e Hyogo têm um acordo de irmandade há mais 50 anos, que também se estende para algumas cidades – Curitiba e Himeji, Londrina e Nishinomiya, Maringá e Kakogawa e Paranaguá e Awaji. Os laços de amizade permitiram diversas parcerias entre os dois estados, que podem ser fortalecidas com novas cooperações.

“Hyogo é estado-irmão do Paraná há mais de cinco décadas, uma parceria que trouxe muitos frutos tanto para nós, como para a província. Queremos ampliar ainda mais esses laços para que beneficiem também nossos alunos da rede estadual e as cooperações das universidades estaduais”, afirmou o governador.

A proposta apresentada ao governador de Hyogo no âmbito do Ganhando o Mundo prevê que 10 estudantes paranaenses, com idade entre 14 e 17 anos, estudem por um período de dois a cinco meses na província japonesa. Da mesma forma, o Estado receberia 10 estudantes de Hyogo para um intercâmbio em igual período.

A Secretaria de Estado da Educação ficaria responsável por fornecer aos estudantes japoneses a acomodação em casas de família, a matrícula em uma escola da rede estadual, uniforme, o acompanhamento das famílias anfitriãs e o translado dos adolescentes até as residências onde devem ficar. Já as despesas de viagem dos estudantes paranaenses ficariam a cargo do Governo do Estado, com exceção das escolas e da estadia, que seriam fornecidas pelo governo de Hyogo.

“O Ganhando o Mundo já levou nossos estudantes para o Canadá e a Nova Zelândia, está com inscrições abertas para intercâmbio em cinco países, além da edição da França, em processo de seleção dos estudantes”, explicou. “Seria muito gratificante que essa experiência também pudesse ser dividida com o Japão, aproveitando essa longa relação que temos com Hyogo. Além dos estudantes paranaenses que viriam para cá, nossa ideia é também receber alunos japoneses no nosso Estado, como estamos fazendo com os franceses, que a partir de maio chegam no Paraná".

UNIVERSIDADES – Já a cooperação com as universidades busca o fortalecimento das Agências Regionais para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação (Ageuni), presentes nas sete instituições de ensino superior do Estado. O objetivo é estimular as vocações econômicas nos municípios em que estão presentes, para incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

A proposta é que a parceria abranja temas alinhados ao futuro das relações entre o Paraná e Hyogo, com o fortalecimento das iniciativas de cooperação entre as universidades públicas de ambas as regiões. Entre as prioridades está o apoio a empreendimentos de inovação, transição energética, segurança alimentar e mudanças climáticas.

Segundo o documento entregue pelo governador, a província de Hyogo tem uma economia industrial consolidada e inovadora, graças à atuação em sinergia das universidades e centros de pesquisa em uma com as demandas das empresas locais. “É isso que queremos para o Paraná, que nossas instituições de pesquisa estejam alinhadas com o setor produtivo, atendendo sua necessidade, para ampliar o desenvolvimento regional”, destacou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; o deputado federal Luiz Nishimori; o deputado estadual Marcel Micheletto; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter, e outros representantes do setor industrial paranaense.