Encontro discute experiências do Universidade Sem Fronteiras no Centro-Oeste do Paraná 27/08/2008 - 17:16

Para avaliar, discutir, definir e articular experiências e estratégias de trabalho conjunto dos projetos do programa Universidade Sem Fronteiras em seus primeiros meses de atuação, acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de agosto, em Guarapuava, o I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Centro-Oeste.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa Universidade Sem Fronteiras é o maior programa de extensão universitária do Brasil, com 164 projetos em mais de 120 municípios paranaenses. Para execução do programa, o Governo do Paraná destinou um investimento inicial de R$ 10 milhões.
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) são as instituições da regional Centro-Oeste que juntas executam 52 projetos do Universidade Sem Fronteiras. Participarão do evento 453 bolsistas do programa e representantes da comunidade.
O encontro foi pensado a partir do tripé reflexão, formação e intervenção. A expectativa é de que os integrantes dos projetos possam, a partir das exposições e trocas de experiências, aperfeiçoar suas atuações junto à comunidade. Para a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “é preciso reconhecer a importância das universidades, faculdades e institutos de pesquisa e pensar grande”.
Programação
Na sexta-feira (29), às 14 horas, será realizada uma reunião preliminar com os coordenadores dos projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras e uma reunião da equipe técnica operacional da SETI, a fim de sanar eventuais dúvidas a respeito do programa e discutir questões operacionais. Esta Câmara Técnica acontecerá no mini-auditório do Campus Santa Cruz, na Unicentro.
No sábado (30), as atividades do encontro regional começarão às 08h30, com uma palestra do professor doutor Roberto da Silva (USP), a respeito da Extensão Universitária e o papel social das universidades, no Auditório Francisco Contini, Campus Santa Cruz, na Unicentro.
Entre 10 e 12 horas, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, coordenará a reunião com os parceiros do Programa Universidade Sem Fronteiras, no Auditório Francisco Contini, Campus Santa Cruz, na Unicentro. Será feita a análise e discussão da relevância social do projeto com as instituições e organizações que atuam como parceiras nos projetos.
Simultaneamente, a partir das 10h30, serão realizadas apresentações dos projetos em grupos temáticos, com o intuito de promover a integração entre as múltiplas ações realizadas pelos projetos. Em salas de aula da Unicentro (veja ensalamento abaixo, no final da matéria), os coordenadores, orientadores e bolsistas dos projetos vão expor resultados e dificuldades encontradas no exercício de cada projeto.
A partir das 14 horas, os grupos retomam os trabalhos para discutir de que forma o Programa Universidade Sem Fronteiras contribuiu com a sociedade, com os avanços sociais, na visão dos coordenadores, orientadores, profissionais recém-formados e estudantes universitários.
A plenária, em que serão expostos os resultados das discussões nos grupos de trabalho, acontece às 15 horas, no auditório Francisco Contini, Campus Santa Cruz, na Unicentro.
Por volta das 16h30, a plenária cederá espaço à população atendida pelas ações do Programa Universidade Sem Fronteiras, que darão depoimentos a respeito da mudança que os projetos causaram na sua vida e no compartilhamento de experiências de vida entre os bolsistas e a comunidade.
O encerramento será às 17 horas, no auditório Francisco Contini, Campus Santa Cruz, na Unicentro. Na ocasião, todos os participantes farão a avaliação final das atividades. A secretária Lygia Pupatto fará a exposição final.
Assunto: I Seminário Universidade Sem Fronteiras Regional Centro-Oeste
Data: 29 e 30 de agosto
Horário: Programação inicia às 14 horas (dia 29/08) e termina às 17 horas (dia 30/08).
Local: Campus da Unicentro (Rua Presidente Zacarias, 875, Guarapuava, PR).