Especialização em Gestão Pública realiza Bancas de TCC 26/03/2019 - 13:54

O Programa de Especialização em Gestão Pública com ênfase em Sistema Único da Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania e Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais (RESTEC) realizou no último final de semana (23 e 24), as bancas de TCC dos alunos residentes e dos servidores do estado do Paraná, matriculados no polo Curitiba, Londrina e Maringá.
 

Foram realizadas 57 bancas na Universidade Estadual de Maringá e 23 na Universidade Estadual de Londrina. Em Curitiba, no Palácio das Araucárias, foram realizadas 199 defesas de trabalhos de conclusão de curso através da participação de 50 professores avaliadores vinculados a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
 
Coordenado pela UEPG, em parceria com as demais instituições estaduais de ensino e secretarias do estado do Paraná, o programa está na segunda edição. A inicaitiva teve início em 2017 e agora em vias de encerramento, formando cerca de 180 residentes técnicos e 250 servidores.
 
Objetivo do curso

O Curso tem por objetivo habilitar profissionais já inseridos na área pública e egressos de diferentes áreas para atuarem em órgãos públicos e na prestação de serviços. Para a coordenadora pedagógica do curso, a avaliação é positiva pois impacta na formação dos profissionais envolvidos com as diferentes políticas sociais, ampliando os conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para o avanço dos processos institucionais de gestão pública.

"A residência vem possibilitando o desenvolvimento de habilidades para gestão, a atuar com ética e responsabilidade técnica em suas atividades profissionais e incorporar às atividades da administração pública os conceitos modernos de gestão", conta a coordenadora pedagógica do curso,professora Luiza Bittencourt Krainski

Sobre a Residência Técnica, ainda é importante destacar que ela se dirigiu à prática acadêmica e pedagógica dos alunos-residentes da especialização em gestão pública, com o intuito de contribuir para seu desenvolvimento como cidadão e gestor. O curso de especialização é gratuito – e a residência possibilitou o pagamento de bolsa auxílio através da execução de atividades práticas nas instituições parceiras do programa (UEPG, UEL, UNICENTRO, UEM, SETI, SEAP, SEJU e SEDS).

No decorrer da semana anterior, foram realizadas outras 42 defesas no Polo de Guarapuava – Unicentro e mais 45 bancas no Polo Londrina-UEL. No próximo sábado, dia 30, acontecerão mais 51 bancas dos alunos residentes e servidores matriculados no Polo Ponta Grossa (UEPG).