Espetáculo e show pirotécnico abrem Expo Imin 100 Londrina 17/06/2008 - 17:30

Com a presença do governador Roberto Requião, secretários de Estado, prefeitos, parlamentares e outras autoridades será aberta oficialmente nesta quarta-feira (18), às 18h30, a “Expo Imin 100 Londrina – A Exposição do Século”, com um espetáculo que terá a participação de 2.500 figurantes no Parque de Exposições Ney Braga. O show de abertura contará com música ao vivo, teatro, coral de 700 crianças, dança, artes marciais e queima de fogos de artifícios.
No evento, que prosseguirá até domingo (22), um estande da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) apresentará alguns dos principais projetos e programas do Governo do Paraná nas áreas de ciência, tecnologia e ensino superior. Dentre eles estão projetos da Rede Paranaense de Aqüicultura e Pesca, do Programa de Ciência e Tecnologia em Saúde e do Programa de Bioenergia. Também serão feitas previsões meteorológicas, com monitoramento de tempestades em tempo real.
Durante a mostra, Rodadas com temas de ciência e tecnologia também serão realizadas no estande da Seti (em frente à sede administrativa da Sociedade Rural do Paraná). Na quinta-feira (19), em dois horários – às 16 e às 19 horas - o diretor César Benetti e a equipe operacional do Instituto Tecnológico Simepar vão abordar o tema “O monitoramento e a previsão do tempo no Paraná”. Na sexta-feira (20), às 19 horas, a bióloga Tania Regina Penha, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vai tratar sobre “Produção e desenvolvimento de kits para diagnóstico animal”.
No sábado (21), às 15 horas, o pesquisador Bruno Pessutti e equipe do Tecpar vão falar sobre “Uso dos biocombustíveis em motores”; e a pesquisadora Dauziza de Oliveira tratará sobre “Matéria prima para a produção de biocombustível: desafios e possibilidades para a agropecuária paranaense – Iapar”. Às 17 horas, o professor Marcos de Toledo Tito fará palestra sobre o tema “Apresentação do programa Extensão Tecnológica Empresarial”.
IMIGRAÇÃO JAPONESA
A região de Londrina possui a segunda maior concentração de japoneses e descendentes do Brasil, só ficando atrás de São Paulo. Calcula-se que aproximadamente 30 mil pessoas, ou seja, 5% da população do município sejam de origem japonesa.
Por isso, quem visitar a Expo Imin encontrará uma decoração tradicional japonesa. Foram confeccionados mil tanabatas para a decoração do Imin 100, graças à participação de entidades e associações, grupos de terceira idade, crianças e alunos de escolas públicas e particulares.
A cultura milenar japonesa estará presente também na culinária, exposição de bonsai, ikebana, cerâmica, artesanato, origami, cerimônia do chá, pintura clássica, brinquedos, vestuário, entre outros.
A programação inclui exemplos da cultura contemporânea do Japão, como anime, manga, karaokê, bandas marciais e ainda danças folclóricas de diversos países, cinema, exposição de arte.
Haverá espaço para o agronegócio, reunindo temas como biocombustíveis, soja como tecnologia e base de alta produtividade, crédito de carbono e protocolo de Kyoto, sistema de auto-produção, plantas medicinais, aromáticas e condimentais, alimentos funcionais e sistemas de sementes no Brasil.
Além do Sistema Seti, participarão instituições como o Iapar, Embrapa, Emater, Abrasem, entre outras. Ao mesmo tempo, também será realizada a tradicional Exposição Agrícola, que chega à sua 47ª edição, reunindo todo ano mais de 600 produtores e 3 mil produtos.
SERVIÇO:
Expo Imin 100 Londrina – de 18 a 22 de junho
Abertura oficial: 18 de junho
Horário: 18h30
Local: Corredor de “tanabatas” - entrada principal do Parque de Exposições Governador Ney Braga – Londrina - Paraná