Estado abre inscrições para nova turma de Residência Técnica de Gestão em Saúde 14/10/2025 - 17:08
Confira o áudio desta notícia
O Governo do Paraná está com inscrições abertas para a 3ª turma do Programa de Residência Técnica (Restec) com Curso de Especialização de Gestão em Saúde Pública. Ao todo, o processo seletivo oferece 416 vagas para recém-graduados interessados em atuar na gestão pública da saúde e 150 vagas exclusivas para servidores públicos. A prova será aplicada no formato online em 5 de novembro, e as atividades terão início em 17 de novembro de 2025, com duração de dois anos.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os programas de Restec oferecem oportunidades para jovens com até três anos de formação, aliando aprendizado teórico e prática profissional, com atividades desenvolvidas em instituições da Administração Direta e Indireta e aulas online do curso de pós-graduação.
O programa oferece bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3.040,00, auxílio-transporte de R$ 264,00. As vagas estão distribuídas entre as 22 regionais de saúde e unidades organizacionais da Sesa, em Curitiba, com atuação em áreas estratégicas da gestão pública: gestão administrativa, atenção à saúde, vigilância em saúde, assistência farmacêutica e gestão especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). A carga horária total é de 510 horas, com atividades presenciais de 30 horas semanais (seis horas por dia, de segunda a sexta-feira).
O diretor de Ensino Superior da Seti, Michel Jorge Samaha, destaca a importância de fortalecer a formação continuada e de integrar a prática profissional com a educação especializada. “Os programas de residência técnica oferecem aos jovens profissionais a oportunidade de aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades aplicáveis ao serviço público e contribuir de maneira efetiva para a melhoria de serviços, promovendo uma educação permanente que conecta teoria e prática e prepara os profissionais para desafios reais”, afirma.
A Residência Técnica é uma porta de entrada para novos talentos no serviço público e reflete o compromisso do Governo do Paraná com uma gestão de saúde moderna e eficiente”, disse o secretário em exercício da Saúde, César Neves. “Investir na qualificação de jovens profissionais é investir no futuro do SUS e na melhoria dos serviços prestados à população”. Com duração de dois anos, o programa combina formação teórica e prática voltada ao fortalecimento do SUS e ao desenvolvimento técnico e humano dos residentes.
As duas edições anteriores dessa residência na área de Gestão em Saúde Pública somam 179 profissionais especializados, sendo 71 residentes na primeira edição, que começou em 2022, e 98 concluintes na segunda edição, lançada em 2023.
SERVIDORES – Além das vagas destinadas aos profissionais recém-formados, o programa também disponibiliza vagas exclusivas para os servidores da Sesa, para o Curso de Especialização em Gestão em Saúde Pública. A pós-graduação é ofertada na modalidade de ensino a distância (EAD). São 150 vagas distribuídas entre cinco módulos: Gestão Administrativa, Atenção e Promoção à Saúde, Vigilância em Saúde, Gestão Especializada no SUS e Assistência Farmacêutica no SUS.
Essa qualificação busca fortalecer a capacidade técnica e gerencial dos servidores, promovendo inovação, eficiência e compromisso social na gestão pública da saúde.
Serviço:
Seleção de residentes técnicos em Gestão de Saúde Pública
Inscrições e pagamento da taxa: até 27 de outubro – Edital AQUI
Requerimento de isenção da taxa de inscrição: 11 a 15 de outubro
Homologação de inscrições 30 de outubro
Edital de convocação para prova: 3 de outubro
Realização da prova online: 5 de novembro
Divulgação do resultado da seleção e classificação: 10 de novembro
Matrículas: 12 a 14 de novembro
Início de atividades: 17 de novembro
Seleção de servidores públicos para Especialização em Gestão de Saúde Pública
Inscrições: até 27 de outubro – Edital AQUI
Homologação de inscrições: 29 de outubro
Análise de documentos: 31 de outubro a 5 de novembro
Resultado preliminar: 6 de novembro
Resultado definitivo e orientações para matrícula: 10 de novembro